Os 3 golpes do momento e como proteger seus dados e seu dinheiro

Golpes sempre existiram. Contudo, como o universo digital está em constante expansão, é cada vez mais comum vê-los sendo aplicados pela internet.

Até hoje, foram identificados 3.289 tipos de golpe, que geram um prejuízo anual milionário. Veja quais são os mais comuns e aprenda a proteger seus dados  e seu dinheiro.

O mais comum dos golpes digitais acontece quando a vítima vende algo e só percebe que recebeu um comprovante  de pagamento falso depois  que já enviou o produto  para o fraudador.

1. Venda confirmada

2. Compra não recebida

Outro muito comum ocorre quando o fraudador anuncia itens para venda, recebe o pagamento da vítima, mas  nunca envia a compra.

Por fim, o terceiro é causado por vazamento de dados: os fraudadores se utilizam dessas informações das vítimas para aplicar golpes futuros.

3. Roubo de dados

Apesar de os golpes  estarem cada vez mais elaborados, existem maneiras eficazes de evitar cair na armadilha de fraudadores.

De acordo com Adriana Saluceste, diretora de Tecnologia da Tecnobank, ler os termos e as condições de serviços e utilizar senhas fortes e diferentes em cada site são algumas das formas de se proteger.

Ela também reforça a importância de utilizar a autenticação em dois fatores, não usar redes Wi-Fi públicas e evitar publicar informações sensíveis na internet.

Quer saber mais sobre  cada medida de segurança que você pode adotar?  Acesse o conteúdo exclusivo do IT Forum!