Em setembro de 2023, a Neuralink, empresa de Elon Musk, anunciou que estava em busca de voluntários para um estudo de implantes de chips cerebrais.
Criada em 2016, a Neuralink estuda a tecnologia de interface neural, ou seja, sistema que conecta cérebro e computador.
O estudo principal da empresa sobre os implantes cerebrais se chama Precise Robotically Implanted Brain-Computer Interface, ou PRIME.
Com a aprovação da FDA, a Neuralink já pode começar a conduzir testes em humanos para entender os efeitos que os chips podem causar. Entenda melhor a seguir.
A empresa está na fase inicial dos estudos em humanos, buscando voluntários com condições específicas para os testes.
A ideia é testar a possibilidade de pessoas com mobilidade reduzida controlarem o cursor de um computador apenas com o pensamento, por meio do chip.
Segundo a Neuralink, o estudo deve se estender por até seis anos. Ainda não há previsão de quando o chip estará disponível para o público.
Elon Musk, contudo, já explicou parte do funcionamento do chip: ele seria implantado no córtex e controlado por smartphones com conexão Bluetooth.
O empresário já falou de outras possibilidades para a tecnologia, como tocar música no cérebro das pessoas, monitorar atividades fisiológicas e até combater insônia.
Quer continuar acompanhando o estudo PRIME da Neuralink? Então não deixe de acompanhar as novidades do IT Forum!