Carreira na área de dados: o que é preciso para se especializar

A área de dados demonstra crescimento há anos. Cada vez mais empresas apostam na cultura data-driven para tomar decisões mais assertivas.

Não à toa, muitos  profissionais de TI buscam se especializar no assunto para ingressar nesse mercado de trabalho. Há diversas oportunidades possíveis.

Pensando nisso, Eduardo Silva, sócio da Leega Academy, listou as habilidades mais desejáveis em profissionais de análise de dados para o IT Forum. Confira!

Conhecimentos sobre programação ajudam analistas de dados a terem um controle melhor sobre como coletar e filtrar as informações obtidas.

Programação

Matemática

Conhecimentos relacionados à matemática, estatística e probabilidade também são úteis, servindo como alicerces para análises profundas e certeiras.

Atualmente, Python e SQL são as linguagens de programação mais usadas por analistas de dados. Aplicá-las em conjunto é uma grande vantagem.

Python e SQL

Ferramentas de visualização  de dados são as melhores amigas de um profissional  da área. Atualmente, as duas mais utilizadas são a Tableau  e a PowerBI.

Tableau e PowerBI

Não menos importante, um grande diferencial para se destacar na área de dados é desenvolver habilidades interpessoais — comunicação, trabalho em equipe, etc.

Soft skills

Com essas habilidades, tornar-se um analista,  um cientista ou um engenheiro de dados de excelência é muito mais simples. Você também pode explorar outras áreas de especialização.

Se você está interessado em migrar de carreira para a área de dados, é preciso se manter informado. Para isso, acompanhe o IT Forum!