7 previsões tecnológicas (ou quase)  para 2023

O ano de 2023 pode ter começado agora, mas já existem várias previsões em relação ao que as empresas de tecnologia vão oferecer como novidade.

Esse ano, as tendências apontam, principalmente,  para o setor financeiro, que  deve continuar se renovando para não se tornar obsoleto. Entenda melhor a seguir!

O SaaS já é tendência há um tempo, mas esse ano é o momento decisivo para as empresas entrarem de cabeça no movimento. Novidades  como carteiras eletrônicas chamam a atenção.

1. Pagamentos digitais

Uma tendência do mercado financeiro é deixar de ser centralizado em banco. Com as “finanças incorporadas”, empresas diversas devem oferecer mais serviços da área.

2. Embedded finance

Big Techs estão migrando  para o setor bancário. Por isso, bancos tradicionais vão precisar investir cada vez mais em transformação digital para manter os clientes satisfeitos.

3. Big Techs bancárias

O BaaS aparece novamente, dessa vez, como uma maneira de negócios superarem limitações anteriores. Em 2023, instituições financeiras devem agir como empresas de dados.  

4. BaaS

Fazer parte de programas ESG  e apoiar causas que gerem impacto socioambiental  positivo será uma grande tendência e oportunidade para instituições financeiras.

5. ESG

Bancos devem apostar em meios de pagamentos digitais e sistemas internos, que fidelizem clientes à plataforma oferecida. Assim, todos os serviços ficam concentrados em um só lugar.

6. Sistemas internos

Conformidade e regulamentação serão fundamentais para as empresas em 2023. É fundamental começar a criar estruturas voltadas para esses temas para participar da Web3.

7. Regulamentação

Conquistar a cadeira de  CEO não é fácil, mas é  uma possibilidade para profissionais de tecnologia. Saiba mais sobre esse  tipo de carreira aqui,  no IT Forum!