Confira três fatos importantes sobre a Web 3.0

A Web 3.0 nada mais é que a próxima grande fase da internet. Pautado na tecnologia de blockchains, esse sistema descentralizado promete revolucionar o universo  dos softwares.

Sendo assim, vale a pena saber mais sobre essa nova era da internet, que promete ser ainda mais vantajosa e segura para os usuários. Confira mais detalhes a seguir!

Blockchains

Os sistemas de blockchains são os principais motores por trás da ideia de Web 3.0. Por exemplo, é por meio desses mecanismos que criptomoedas, como o Bitcoin, funcionam.

Os blockchains permitem a chamada “web semântica”, pois possibilitam uma conexão maior entre homem e máquina. Trata-se de uma rede de registro de dados que utiliza criptografia e possui alto  grau de confiabilidade.

Descentralização

Hoje, a maioria dos conteúdos disponíveis na internet são administrados por contas específicas. No entanto, os blockchains viabilizam a descentralização da web.

Então, essa tecnologia possibilita o armazenamento de dados em uma cadeia de blocos controlados por uma rede de sistemas. Assim, a virtualização é muito mais democrática e segura.

Metaverso

A evolução do metaverso é uma das maiores expectativas para a próxima geração da internet. Com a descentralização da web, a ideia é a criação de um verdadeiro universo virtual.

Esse espaço, em teoria, vai ser acessado via realidade aumentada, redes sociais, games, etc. Nele, as pessoas vão interagir por meio de avatares digitais de forma imersiva e funcional.

Aos poucos, vamos iniciando a era da Web 3.0. Definitivamente, com a chegada do novo sistema, o universo dos softwares vai sofrer grande impacto. Sendo assim, não deixe de saber mais sobre o assunto no IT Forum!