10 filmes e séries sobre cibercrimes para assistir no final do ano 

Os cibercriminosos têm táticas sofisticadas para roubar dados e paralisar operações.  Um levantamento da Check Point Research apontou que, em 2022, a média de ataques semanais por organização no Brasil foi de 1.200 ataques.  

E para ajudar a esclarecer um pouco mais o universo cibernético, destacamos 10 filmes e séries sobre esse ambiente on-line. Confira! 

1. Privacidade Hackeada 

Neste documentário, a manipulação dos usuários, o uso de propagandas nas redes sociais e o processo envolvendo o Facebook e a empresa Cambridge Analytica é retratado de forma detalhada.   

Este documentário disponível na Amazon Prime, mostra na prática as implicações em aceitar o ‘Termo e Condições’ de um serviço sem ler de fato o contrato.  

2. Sujeito a Termos e condições  

3. Hacker  

Em um misto de suspense e ficção, o filme "Hacker" conta a história de um jovem que entra para o famoso grupo hacker Anonymous.  

Para os amantes de Bill Gates, este documentário retrata a fundação da Microsoft e como o lendário executivo vê o futuro da humanidade com o avanço da tecnologia.  

4. O código Bill Gates  

5. Mr. Robot  

A série conta a história de um jovem que trabalha com segurança virtual e se vê em apuros ao entrar para um grupo hacker que tem como objetivo destruir o lugar onde ele trabalha.  

Esta série retrata e o alcance das comunidades de redes sociais e da internet. Um grupo de pessoas dentro do Facebook se une em busca de identificar quem está por trás de vídeos retratando maus tratos à gatos.  

6. Don’t f**k with cats 

7. O dilema das redes  

O documentário mais recente sobre privacidade produzido pela Netflix é voltado para explicar como é feito o uso de dados dos usuários para análises de comportamento.  

Este filme mostra como foi criado o primeiro computador do mundo e a vida do seu criador, Alan Turing.   

8. O jogo da imitação  

9. O quinto poder 

Você conhece o WikiLeaks?  O site é a maior plataforma de denúncias anônimas do mundo. Neste filme é retratada a sua história de criação, a relação de seus idealizadores e a publicação de grandes escândalos envolvendo o governo norte americano.  

Edward Snowden foi responsável por tornar público detalhes de programas de vigilância da Agência de Segurança Nacional americana (NSA). O filme mostra como é trabalhar para o governo americano e como ele conseguiu sair com informações escondidas.  

10. Snowden: Herói ou Traidor 

Está pronto para maratonar? Acompanhe mais conteúdos sobre cibersegurança, aqui no IT Forum!