Vittude lança prontuário eletrônico

A Vittude, startup que conecta psicólogos e pacientes em três cliques, passa a oferecer um novo serviço aos psicólogos cadastrados na plataforma: o prontuário eletrônico. Com a ferramenta digital, os especialistas ganham uma solução eficiente e segura para registrar as informações dos pacientes.

“O desenvolvimento de um prontuário eletrônico foi uma sugestão do Conselho Regional de Psicologia da 6ª região e também um pedido dos nossos psicólogos”, conta a fundadora e CEO da Vittude, Tatiana Pimenta, que explica: “A maneira mais utilizada para se armazenar essas informações ao longo dos anos foi o registro físico, em papel ou caderno, e arquivamento em gavetas e armários. Entretanto, essa forma de reunir os dados está exposta a vários riscos, como: extravio, quebra de sigilo e corrosão pelo tempo”.

Com o prontuário eletrônico, os dados de anamnese como principais queixas do paciente, histórico familiar, uso de medicações, sintomas e outras informações relatadas durante a evolução das consultas são armazenados em nuvem, seguindo protocolos internacionais de segurança da informação, onde todos os dados são protegidos e criptografados.

Investir em um prontuário eletrônico é um avanço importante. Registros feitos em papel são freqüentemente difíceis de entender devido à escrita ilegível. Além disso, informações importantes podem ser perdidas ou corrompidas devido ao toque único de uma caneta. Prontuários físicos também apresentam limitação de espaço, o que dificulta que os psicólogos incluam todas as informações relevantes disponíveis no prontuário de um paciente. Os registros eletrônicos são fáceis de ler e oferecem muito espaço para manutenção detalhada de registros.

“Em 2009, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) regulamentou a obrigatoriedade de manutenção dos registros das sessões de psicoterapia, como forma de possibilitar a orientação e a fiscalização sobre o serviço prestado e a responsabilidade técnica adotada. O prontuário eletrônico nada mais é que uma ferramenta digital, eficiente e segura para registrar as informações dos pacientes”, resume Tatiana.

 

Recent Posts

Três pontos para entender a diferença entre Big Data e Datatech

Gestão de dados já é uma peça fundamental para o sucesso de empresas e organizações…

10 horas ago

Suprema Corte dos EUA adia decisão sobre regulação de redes sociais

A Suprema Corte dos Estados Unidos optou por não decidir sobre os direitos de liberdade…

10 horas ago

Participantes da pesquisa ‘Antes da TI, a Estratégia – Indústria de Tecnologia’ receberão relatório exclusivo

Participantes da pesquisa ‘Antes da TI, a Estratégia – Indústria de Tecnologia’ terão acesso terão…

11 horas ago

Senior Sistemas adquire GAtec Gestão Agroindustrial

A Senior Sistemas acaba de anunciar a aquisição da GAtec Gestão Agroindustrial, empresa de tecnologia especializada…

11 horas ago

Acordo bilionário de IA entre Microsoft e G42 enfrenta dilemas de segurança nacional

Em maio, a Microsoft e a G42, uma empresa de inteligência artificial dos Emirados Árabes…

13 horas ago

Internacional migra infraestrutura de TI do estádio Beira-Rio para a nuvem

O estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), foi fortemente atingido pelas enchentes que assolaram o…

14 horas ago