O mercado pode parecer saturado: no Brasil já se conta praticamente um celular por habitante (apesar das regiões remotas ainda sem o serviço) e alguns países ricos registram dois acessos por pessoa. Mas as vendas globais de telefones móveis vão totalizar 1,28 bilhão de unidades em 2008, crescendo 11% em relação ao ano passado, segundo a análise do Gartner. Em 2007, foram 1,15 bilhão de aparelhos comercializados.
Segundo o Gartner, no primeiro trimestre de 2008, as vendas alcançaram 294,3 milhões, e devem ter ultrapassado os 300 milhões de unidades nos três meses seguintes. Para o restante do ano, as previsões das fabricantes são de mais crescimento, exceto as da Motorola e LG.
Apesar da tendência do mercado de crescimento de dois dígitos entre 2008 2009 (a previsão é de que as vendas subam 10,3%), a indústria enfrenta desafios em algumas regiões, que devem apresentar retração em 2008. A expansão das vendas de celulares continuará nas economias emergentes, enquanto as regiões maduras começam a ficar saturadas, como Europa, Japão e América do Norte.
Na região Ásia/Pacífico, as vendas de celulares estão previstas para atingir 472,5 milhões em 2007, com crescimento de 17,9% sobre 2007. Na Europa, a projeção do Gartner calcula a soma de 188 milhões de unidades, o que representa uma queda de 1,5% em comparação ao ano passado. Na América do Norte, as vendas de celulares devem subir 5,3% em 2008, totalizando 185,7 milhões de aparelhos. E no Japão as vendas devem cair 9,1%, para 47,7 milhões.
Cinco tendências para 2009
O Gartner identificou cinco grandes tendências que terão impacto no mercado de telefonia celular em 2009. A primeira delas é a consolidação das fabricantes já estabelecidas e a entrada de novas empresas, como Apple e a Garmin, que estão seguindo pelo caminho da diferenciação.
Em seguida, o Gartner observa que as fabricantes tendem a criar um ecossistema: é o caso da Nokia, com sua plataforma Ovi. Outra abordagem será a redução da complexidade dos aparelhos para o usuário. Há também uma tendência de que os dispositivos móveis sejam cada vez mais escolhidos de acordo com estilo de vida, e por fim, a necessidade de que as operadoras foquem em constante atualização das plataformas high-end, conforme ganham mercado.
A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…
A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…
Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…
Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…
As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…
Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…