Três passos iniciais para criar uma cultura de qualidade
Cultura não se constrói do dia para a noite. É preciso criar estratégias de longo prazo, conscientizar e treinar pessoas
Já perdi as contas de quantas vezes me solicitaram um Quality Assurance (QA) por um ou dois meses, para que esse profissional ajudasse a “apagar um incêndio”. E por incêndio estou me referindo a problemas importantes em projetos digitais extremamente estratégicos.
Veja bem, alguns desafios pontuais de fato podem ser mitigados em períodos mais curtos. Mas existe uma questão importante em relação a essa expectativa das empresas: achar que, por ser da área de qualidade, uma pessoa irá resolver todos os problemas, do dia para a noite.
Quando uma empresa opta por esse caminho, ou seja, o de desenvolver um produto digital sem contar com metodologias que assegurem a qualidade desde o início do processo, ela está assumindo riscos, como o desperdício de horas e do esforço da equipe, retrabalho e prejuízos financeiros.
Para mudar esse cenário, evitar problemas e garantir a qualidade desde o início do projeto, é preciso reavaliar processos, treinar as pessoas e mudar o mindset de imediatismo da companhia. Afinal de contas, querer que o QA entre na última etapa do desenvolvimento, imaginando que ele “salvará” o projeto assim, como num passe de mágica, é o mesmo que tomar a primeira dose da vacina contra a Covid e achar que já está protegido.
Se você gestor, acredita que a qualidade pode ser garantida por meio de estratégias de curto prazo, vou te dar alguns motivos para rever seu posicionamento:
- Uma só andorinha não faz verão: nesta analogia, a andorinha é o QA, que entrando no final do processo não conseguirá, sozinho, resolver todos os problemas do projeto;
- Descrença nos processos de qualidade: uma vez que essa estratégia de curto prazo fracasse (o que há uma grande probabilidade de ocorrer), a qualidade passa a ser desacreditada pelo restante da empresa, e você vai ter problemas para conseguir justificar a necessidade de investimentos futuros;
- Perda de clientes e de dinheiro: produtos digitais publicados com problemas resultam em usuários descontentes e, consequentemente, na perda de clientes, de credibilidade e prejuízos financeiros.
Três passos para começar a implementar a cultura da qualidade
1. O primeiro deles é a inclusão de práticas que incentivem a qualidade desde o início, mesmo que seja necessário repensar processos e até o ritmo de desenvolvimento do produto. E como essa transformação costuma gerar resistência, comece comunicando o time sobre a nova cultura da companhia, mostrando que se trata de um passo importante e que envolverá todas as etapas e pessoas. A questão é cultural mesmo: se a empresa não liderar pelo exemplo, não conseguirá que seus colaboradores passem a olhar para a qualidade como algo prioritário;
2. Dissemine o propósito e mostre que a qualidade é responsabilidade de todos, em cada uma das etapas do projeto;
3. Capacite e conscientize o seu time; redesenhe os processos e inclua ações que apoiem a qualidade; trabalhe com metodologias ágeis (ter a parte de DevOps melhor estruturada vai garantir um ganho maior de escala, por exemplo).
E fique tranquilo: mudanças muito profundas pedem que a empresa “suba um degrau de cada vez”. Resolva primeiro o que é mais urgente, mas olhe para o longo prazo. Prevenir é melhor do que remediar, já dizia o ditado!
* Grace Libânio é head de negócios na Sofist