Transformação de Negócios: a melhor estratégia de adesão à cultura digital

Ao passo que TD passa por adaptar os negócios à nova economia e cultura digital, TN passa por entender e planejar a atuação para alcançar esta adaptação

Author Photo
8:14 am - 21 de dezembro de 2018
Transformação digital do RH pode gerar economia de R$ 44 mi em 3 anos

A tecnologia é o meio, e não o fim, para que a efetiva transformação não ocorra somente no ambiente digital ou de TI, mas sim no âmbito de negócios, impactando do cerne – infraestrutura, processos operações e inovação, pessoas – até a ponta – clientes, feedback, competitividade para o mercado.

A Transformação de Negócios (TN) precisa vir antes, ou em paralelo, à Transformação Digital (TD). TD pode ser  automação, automatização, digitalização, melhoria de processos por meio da tecnologia, e é importante, sim. Mas, sozinha, não se sustenta. Ou melhor: não embasa uma estratégia de negócios bem sustentada. TN é cultura, inovação aplicada, dispositivos, sistemas, processos e pessoas funcionando sob um alinhamento guiado pela estratégia, pela gestão sincronizada e pelo foco no ganho de toda a organização.

Ao passo que TD passa por adaptar os negócios à nova economia e cultura digital, TN passa por entender e planejar a atuação para alcançar esta adaptação, mantendo o que precisa ser mantido, evoluindo o que for necessário para galgar mais produtividade, mais crescimento, mais poder de competição frente a um mercado acirrado.

Por meio deste entendimento e alinhamento, é possível, então, aplicar a TD à melhoria da estratégia de negócios, passando por todos os seus níveis: base de maquinário e tecnologias, organização de processos, definição de operações e unidades, distribuição, tratamento e atuação de recursos (incluindo recursos humanos), prestação de serviços, lida de produtos, vendas, custos etc.

Utilizar a tecnologia para digitalizar um processo fabril, operacional, gerencial, comercial: inovação, digitalização, TD. Usar tal tecnologia para não apenas aderir à cultura digital, mas para orquestrar um novo modelo de negócio, que enraíze a digitalização em meio a outros quesitos-chave para o andamento da empresa, garantindo reduzir custos onde for possível e necessário, sanar gargalos em áreas primordiais, ampliar o controle sobre a produção e operações, angariar mobilidade e consequente maior alcance às vendas e à logística, assegurar redundância e contingência para estabilidade de sistemas, manter backup para ter disponibilidade de dados, ter segurança da informação e das operações, aumentar a performance, gerar expansão sem perder controle, nem eficácia, nem qualidade: TN.

O importante aqui não é entender que TD é menos importante do que TN. Isso não é verdade. O que é, sim, realidade, é que a TN engloba a TD e pensa além, num universo macro de negócios que visa a engrandecer todas as estratégias – a de TI, a de produção, a de gestão, a de vendas e todas as demais que impactam nas operação da organização.

Transformação de Negócios utiliza a tecnologia como meio para alcançar a adequação à cultura e economia digital de forma sustentável para o negócio e para seus mercados, de forma competitiva, de forma a gerar crescimento perene, contínuo e seguro.

A tecnologia como fim busca uma inovação que, muitas vezes, pode resultar incompleta, sem eco nos reais objetivos ou mecanismos de sustentação do negócio. A tecnologia como meio dá base para alcançar os fins projetados pela gestão, e esta gestão participa do desenvolvimento de todo o plano, aplicação e utilização da TI a favor do alcance de seus resultados.

*Esdras Moreira é CEO e co-Founder da Introduce

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.