Tinbot: seu companheiro de trabalho é um robô

Como seria o trabalho se sua equipe tivesse um robô como integrante? Pode até parecer uma conversa futurista, mas essa já é uma possibilidade real. É o que mostrou o cientista da computação Marco Diniz, durante o IT Forum Expo 2018.

O motivo é sua criação, o Tinbot, robô brasileiro com inteligência artificial capaz de performar diversas atividades. “Nossa ideia é humanizar a robótica e a inteligência artificial, para que as pessoas consigam se relacionar de maneira mais afetiva com essas tecnologias”, explica Diniz. Além de eficiente, o robozinho possui diversas tiradas de humor e já está em atividade em alguns locais do Brasil, como empresas, universidades e escolas.

O Tinbot possui uma plataforma totalmente customizável, podendo ajudar em diversos serviços, como em recepções, monitorando indicadores de produção, critérios e metas de vendas. Também possui uma linguagem de programação bastante simples, a TicoTico, que permite que frases, movimentos e expressões faciais do robô sejam inclusas até mesmo com emoticons. O robô também aceita linguagens convencionais de programação.

Como ficam os humanos?

“Existe o medo sempre recorrente de que os robôs vão eliminar vagas ocupadas por humanos, mas isso não significa que o mundo enfrentará grandes ondas de desemprego, ou de pessoas de volta na extrema pobreza”, opinou o palestrante.

Um dos motivos apresentados pelo palestrante é o fato de que, com o uso de maior automação das linhas de produção, os alimentos tendem a se tornar mais baratos, e ganhar maior escala de produção.

“Na virada da terceira revolução industrial, no começo da década de 1970, o número de pessoas na extrema pobreza caiu muito (sem dinheiro suficiente para se alimentar regularmente). Essa foi a época do primeiro chip programável”. Às portas da quarta revolução industrial, estamos prestes a ganhar maior escalabilidade de produção e um companheiro de trabalho por enquanto inusitado: um robô com senso de humor.

Recent Posts

Diretora da Secom defende referencial regulatório para o setor de tecnologia com IA

Os desafios trazidos pela regulamentação da inteligência artificial (IA) no Brasil podem exigir a criação…

54 minutos ago

Dois casos de uso: rompendo silos de dados para alcançar visão 360º dos negócios

Equipes de TI de grandes organizações gerenciam múltiplos sistemas, incluindo plataformas CRM, sistemas de gestão…

2 horas ago

EXCLUSIVA: Mercado brasileiro inspira ACI Worldwide e RS2 em parceria de novo produto

A ACI Worldwide e a RS2 fizeram uma parceria para criar uma solução única para…

17 horas ago

Novo assistente de voz da Kyutai desafia líderes de mercado da IA

Em um evento realizado na última quarta-feira (03) em Paris, o laboratório de pesquisa em…

18 horas ago

Transparência da IA generativa é chave para 82% dos CEOs brasileiros

Um estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM divulgado essa semana revela que…

19 horas ago

Profissionais de TI, educação e finanças são os que mais buscam conhecimento sobre IA

Profissionais das áreas de desenvolvimento de software (12,5%), educação (8,23%) e finanças (8,17%) são os…

20 horas ago