O conceito de TI Social estende-se para além do que a indústria de tecnologia cunhou chamar de TI Verde. Envolve não somente o meio ambiente, como também o impacto social. O assunto foi debatido na sexta-feira (08/10) no painel Intercâmbio de Ideia, do IT Forum + 2010, facilitado por Marcelo Hirata, CIO da Zatix, e Cleyton dos Santos Souza, que apresentou um case implementado na Artecola. O debate foi marcado por momentos de discussão, sobretudo, quando se abordava o aspecto social em si e a real economia que alguns hardwares podem proporcionar.
Hirata apresentou seu projeto de unificação de servidores onde, além da redução de equipamentos, cortou em 45% o consumo de energia, diminuiu em cerca de 35% o consumo de ar-condicionado e trabalhou o descarte ecologicamente correto dos servidores antigos. Mas ele entende, entretanto, que é preciso ir além. “Pensar o que abrange isto, quais controles. É muito abrangente e está no nosso dia a dia e muitas vezes não percebemos como podemos contribuir.”
Para Usiel Carneiro de Souza, CIO do Banestes, o governo deveria criar uma política pública para isto. “No banco tentamos varias formas de decartes. Agora fizemos parcerias com prefeitura, associações, igrejas e ajudamos montar salas para inclusão digital. Temos de fazer pressão para que o governo federal entre nisto, crie.”
O painel mediado por Cleyton, por outro lado, se ateve muito às ações de redução de consumo energético e como convencer o board a aposta em TI social ou TI verde. De acordo com o executivo, em sua passagem pela Artecola, o processo de convencimento contou apenas com um slide, que apresentava todos os benefícios que o investimento poderia trazer. “TI Social hoje é um diferencial. Ganhamos um fornecedor pela forma que enxergamos a sustentabilidade e a TI Verde”, aponta. O projeto apresentado na companhia passou contou com um processo de lixo eletrônico, escolha de fornecedor verde, tecnologia verde, economia em impressão, política de redução de consumo de energia e educação ambiental. Cleyton afirma que em seis meses mudou o cenário na corporação.
Leia mais:
Cobertura completa do IT Forum + 2010
A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…
A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…
Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…
Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…
As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…
Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…