Notícias

Telefónica e NEC vão testar uso massivo do open RAN no Brasil

A Telefónica e a NEC Corporation acabam de fechar uma parceria para a realização de testes pré-comerciais da rede aberta de acesso por rádio (open RAN) nos quatro principais mercados globais da operadora, que incluem Brasil, Espanha, Alemanha e Reino Unido.

Até 2025, a Telefónica pretende aumentar em 50% suas redes de rádio baseadas em open RAN. Com a tecnologia, a companhia busca construir redes móveis mais flexíveis, eficientes e seguras na era 5G.

“As redes abertas são, inegavelmente, a chave para impulsionar a evolução da rede na era 5G e para sustentar e cumprir nossa missão de fornecer consistentemente experiências superiores para nossos clientes corporativos e consumidores”, afirma Enrique Blanco, diretor de Tecnologia e Informação (CTIO) da Telefónica, reconhecendo a competência tecnológica e prática da NEC como parceira nesta iniciativa.

A operadora já realizou testes bem-sucedidos com apoio da integradora NEC em países como Alemanha e no Reino Unido. Desse modo, o acordo entre as suas empresas se estenderá também para a implantação no Brasil e nos outros três mercados. A meta é alcançar pelo menos 800 sites, planejados para uso comercial a partir do próximo ano.

Leia mais: Cultura ainda é entrave para transformação digital, mostra estudo

As soluções open RAN são compostas por um ecossistema de produtos próprios da NEC, bem como por softwares e hardwares de parceiros da indústria de telecomunicações. As unidades de rádio (RU) 5G massive MIMO (mMIMO) abertas da empresa, com beam forming avançado, que ajudam significativamente a aumentar e otimizar a capacidade da rede, integram a infraestrutura.

“A experiência em redes e TI, acumulada pela NEC e por nossa subsidiária Netcracker, é um ativo valioso para ajudar a manter as operadoras à frente da curva na cocriação e redesenho das redes móveis de próxima geração necessárias na era 5G e além”, evidenciou Shigeru Okuya, vice-presidente sênior da NEC Corporation.

Além disso, as duas companhias atuarão em conjunto para validar e implementar tecnologias open RAN e casos de uso no Laboratório de Tecnologia e Automação da Telefónica, criado recentemente na Espanha. Já o Centro de Excelência Global Open RAN da NEC, no Reino Unido, conduzirá a aprovação de fornecedores e o desenvolvimento conjunto de casos.

Os casos de uso englobam controladores inteligentes de rádio (RIC), baseados em IA para otimização de RAN, a automação do ciclo de vida do serviço com base em derenciamento e orquestração de serviços (SMO), o teste e automação de implantação de acordo com o framework de integração e entregas contínuas (CI/CD) da Telefónica, assim como para a otimização da economia de energia.

Recent Posts

EXCLUSIVA: Mercado brasileiro inspira ACI Worldwide e RS2 em parceria de novo produto

A ACI Worldwide e a RS2 fizeram uma parceria para criar uma solução única para…

15 horas ago

Novo assistente de voz da Kyutai desafia líderes de mercado da IA

Em um evento realizado na última quarta-feira (03) em Paris, o laboratório de pesquisa em…

16 horas ago

Transparência da IA generativa é chave para 82% dos CEOs brasileiros

Um estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM divulgado essa semana revela que…

17 horas ago

Profissionais de TI, educação e finanças são os que mais buscam conhecimento sobre IA

Profissionais das áreas de desenvolvimento de software (12,5%), educação (8,23%) e finanças (8,17%) são os…

18 horas ago

CISOs precisam alinhar melhor riscos com diretorias, indica estudo

O cenário das ameaças cibernéticas latentes está afetando a relação entre diretores de segurança da…

19 horas ago

Setor de tecnologia lidera expectativas de contratações no Brasil no 3º trimestre

Uma pesquisa de expectativas sobre o cenário de empregos no Brasil, relativa ao terceiro trimestre…

20 horas ago