Categories: Notícias

Tecnologia blockchain desafia serviços financeiros

Blockchain desafia serviços financeiros e o potencial impacto da tecnologia em transações, pós-negociações e estratégias de pagamento pode ser grande, de acordo com a IDC.

A consultoria acredita que blockchain afetará pagamentos de forma profunda e agora é a hora de entender a tecnologia, o porquê ela é adequada para mudar o cenário de pagamentos, e como começar a integrá-la em planos de produto e estratégia.

O interesse em torno da tecnologia blockchain já gerou novos produtos e empresas, e instituições financeiras e seus fornecedores estão começando a desmistificar a tecnologia, percebendo que há muitos benefícios que podem chegar com essa nova abordagem disruptiva.

Ainda assim, diversas questões e desafios com relação ao desenvolvimento e aplicação da tecnologia ainda precisam ser endereçados, incluindo questões sobre escala, confiabilidade e regulamentação. De acordo com a IDC, instituições financeiras, fornecedores e players do cenário de pagamentos precisam avaliar a blockchain e entender o que podem considerar quando analisam estrategicamente o seu uso.

“Blockchain surgiu durante um tempo de mudança incrível no espaço de pagamento. Mesmo que bancos e fornecedores de tecnologia estejam envolvidos com muitos problemas, eles devem prestar especial atenção à tecnologia”, afirma James Wester, diretor de pesquisas da IDC Financial Insights e autor do relatório sobre a tecnologia. “Ela representa uma mudança completa na maneira transações eletrônicas foram tratadas por décadas, e participantes do mercado devem começar a pensar sobre como vão se adaptar a ela.”

Recent Posts

Novos executivos da semana: NTT Data, PicPay e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

14 horas ago

Dica para estudantes: 10 cursos gratuitos de tecnologia para suas férias

É claro que descansar é importante e um direito de todos, mas estudantes também podem…

19 horas ago

3 usos de IA que estão mudando o setor de publicidade

A inteligência artificial (IA) tem provocado mudanças significativas no setor de publicidade, oferecendo novas possibilidades…

2 dias ago

Fraudes bancárias estão mais complexas, mas IA generativa ainda não é solução

As fraudes contra instituições financeiras, tradicionalmente, acontecem quando um terceiro não autorizado assume o controle…

2 dias ago

61% das empresas brasileiras investiram mais de R$ 52 mi em nuvem em 2023

Mais da metade (61%) das organizações brasileiras investiram mais de R$ 52 milhões em nuvem…

3 dias ago

Impulsione sua carreira: 5 cursos e vagas de TI com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

3 dias ago