Quando Rodrigo Parreira assumiu, em 2012, o posto de CEO da Logicalis para a América Latina logo percebeu a importância da gestão de pessoas. Afinal, a empresa atua no setor de serviços de TI e seu capital mais importante é, de fato, os talentos que nela estão. O executivo define o tema como prioritário e é o item que ele mais dedica atenção todos os dias.
>> Quer ver a sua empresa no ranking das 100 Melhores para Trabalhar em TI 2016? Inscreva-se aqui
“É uma agenda intensa e complexa. Para se ter uma ideia, me reúno diariamente com a diretora de Relações Humanas para tratar do tema”, diz o executivo, acrescentando que o RH está abaixo dele e não da área de finanças, o que reforça sua importância.
Parreira relata, no entanto, que a gestão de pessoas não é um trabalho único e exclusivo dele ou do RH. Ele inclui os líderes das áreas e os próprios profissionais, que ganham esteira para se desenvolverem e crescerem. “Temos uma cultura de dar oportunidades para nossos colaboradores e isso nem sempre significa pegar na mão deles”, completa Tânia Casa, diretora de Relações Humanas da PromonLogicalis.
A executiva acredita que a própria estrutura da companhia facilita o crescimento, uma vez que impera o modelo participativo de gestão. “Somos horizontalizados e nossos dirigentes participam de tudo. Esses líderes, por sua vez, estão o tempo todo envolvidos com os profissionais. Esse ambiente de engajamento somado à comunicação aberta é nosso segredo”, conta.
Lugar para empreender
Parreira fala sobre o tema com brilho nos olhos. “Queremos pessoas com ambição para transformar o mundo. Buscamos os melhores, mas que sejam inquietos e que vejam aqui uma oportunidade para potencializar seus talentos e crescer”, define.
Em razão do perfil do colaborador desejado e até da própria particularidade do negócio, é natural que muito de seus profissionais tenham forte veia empreendedora e isso é visto com bons olhos pela empresa. O CEO assinala que a história da companhia está intimamente ligada ao empreendedorismo, por isso a prática é incentivada. “A empresa se organiza em 2008 com a criação da PromonLogicalis, fruto da integração da Promon Tecnologia coma Logicalis. De lá para cá, registramos forte crescimento de 30% ao ano. Éramos um negócio de 300 pessoas e agora somamos 1,5 mil.”
Um exemplo do incentivo ao empreendedorismo, foi a criação da área de software. Há três anos, um grupo de profissionais sugeriu a estruturação da unidade, que hoje é a principal área de desenvolvimento e de investimento da empresa.
Crescimento
Há alguns anos, a partir da pesquisa das Melhores Empresas para Trabalhar em TI, a PromonLogicalis identificou um ponto de melhoria em sua estratégia de gestão de pessoas. Com 75% dos colaboradores com idade entre 25 e 35 anos, grande parte mostrou-se preocupado com a visão de futuro e a forma que eles cresceriam na organização.
A companhia ouviu seus funcionários e implementou uma série de ações para trabalhar a questão. Uma delas foi o Mapa de Trajetórias. Com ele, o profissional pode entender os requisitos de cada posição, vislumbrar as possibilidades de crescimento e, assim, construir seu plano de desenvolvimento.
Outros recursos que já existiam passam a compor o cenário de desenvolvimento da empresa, como os Centros de Competência, definidos como elementos organizacionais virtuais com responsabilidade de gerir e desenvolver competências fundamentais à cadeia de valor da PromonLogicalis.
Cada Centro é liderado por um profissional de referência na área. Todos os que fazem parte desses centros atuam de forma horizontalizada e são responsáveis pelo agrupamento dos colaboradores nas disciplinas associadas às competências e pela alocação nos Times de Projetos, garantindo integração entre pré-vendas e pós-vendas.
Além disso, asseguram a atualização contínua do conhecimento técnico garantindo, em sintonia com a área de RH, que o quadro de colaboradores seja adequado, tanto em número quanto em capacitação, remuneração e alinhamento aos valores e cultura da empresa. “Todo o desenvolvimento em termos de capacitação é gerenciado pelo profissional no seu centro de competência”, complementa Parreira. Além desses centros, a empresa também direciona 3% da folha para esse tipo de iniciativa.
Como parte da estratégia de desenvolvimento, a PromonLogicalis também promove o Programa de Intercâmbio e Expatriação, permitindo a mobilidade de profissionais para novos desafios. “Trouxemos um grupo do Paraguai e também enviamos brasileiros para o país. Assim, os talentos podem aprender e compartilhar ideias”, comenta Parreira. “Queremos que nossos profissionais tenham a oportunidade de ter experiências multiculturais”, completa Tânia.
Segundo os executivos, diversas competências podem ser desenvolvidas por meio dos recursos on-line da empresa. O Logicalis Connected é um exemplo. A ferramenta de colaboração e comunicação cria possibilidades de cooperação entre países, aproximando esforços comerciais e facilitando a atuação dos Centros de Competência Latam.
Todas essas ferramentas, e as que virão por aí, mostram que o trabalho de gestão de pessoal é incansável e infindável, finaliza Parreira, que segue com a agenda cheia e tem como primeiro compromisso do dia falar do melhor ativo da PromonLogicalis: as pessoas.
A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…
A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…
Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…
Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…
As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…
Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…