Categories: Notícias

Tableau mira salto dos negócios com estratégia baseada em foco

A história da Tableau, especializada em software de business intelligence (BI) e análise de dados, tem início em 1999, quando três talentos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos – um cientista da computação, um professor premiado com o Oscar e um empreendedor geek -, se juntaram com a missão de tornar dados compreensíveis para pessoas comuns. Nessa missão, eles descobriram que realizar a análise de dados de forma visual permitia detectar mais facilmente problemas e fazer conexões de maneira mais assertiva. E foi essa a aposta deles.

De lá para cá, a empresa cresceu, conquistou centenas de clientes e novos mercados até chegar ao Brasil, há quatro anos. “Estamos agora em um momento de expansão”, garante Eduardo Schvinger, diretor de vendas da Tableau no Brasil. No cargo desde o início de 2016, o executivo está à frente da estratégia de crescimento da companhia por aqui e os resultados, diz, começam a aparecer. “Mesmo com o cenário de instabilidade financeira, o entusiasmo para resolver problemas continua grande”, revela.

Globalmente, os resultados da fabricante no segundo trimestre do ano fiscal foram positivos com receita total saltando 35% ano a ano e mais de 3,9 mil novas contas, totalizando 46 mil clientes em todo o mundo. A receita com negócios internacionais, que inclui o Brasil, saltou 51% na comparação anual.

Aqui, a empresa já conta com cerca de 2 mil clientes e a expansão ano a ano é de 65%, segundo Schvinger. Resultado, completa, do amadurecimento nas tomadas de decisões das empresas baseadas em dados e não mais em análises empíricas. O executivo atribuiu ainda o crescimento da empresa à facilidade de uso da ferramenta. Em cinco minutos, ele demostrou ao IT Forum 365 como funciona a tecnologia, que se mostrou bastante intuitiva.

“Ela segue o fluxo analítico de pensamento, ajudando profissionais a descobrir problemas e ter insights de negócios. As ferramentas tradicionais criam dashboards para depois o talento pensar com base neles, fazendo da solução uma fábrica de relatório”, comenta.

Essa capacidade é fruto do resultado do foco da empresa, que atualmente conta com um produto único, além do investimento em 2016 de US$ 200 milhões em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Por trimestre, a empresa chega a contratar, em média, cem profissionais para a área. “Isso se traduz em novidades interessantes.”

De acordo com Schvinger, além da questão tecnológica, a aposta da Tableau é ajudar empresas na resolução de problemas de negócios e não só executar a instalação de um produto. “O banco Santander, por exemplo, precisava de uma solução para gestão de agências e não de uma ferramenta. A Tableau foi a resposta.”

Outros exemplos de uso citados pelo executivo incluem Easy Táxi, que reduziu em 10% o tempo de chegada de táxis usando a ferramenta da empresa, e Porto Seguro, que usa a tecnologia na área financeira para corretores, ajudando-os a obter insights de negócios e a garantir ganho operacional de R$ 7 milhões e redução de custos de R$ 11 milhões em um ano e meio.

Recent Posts

Intel e Softtek anunciam aliança para as Américas

A Intel e a consultoria mexicana Softtek anunciaram na segunda-feira (1º) uma parceria para “acelerar…

15 horas ago

Teki anuncia parceria e se torna primeiro distribuidor oficial do GitHub no Brasil

A Teki, distribuidora brasileira de software que opera totalmente na nuvem, anunciou essa semana uma…

16 horas ago

Medida de suspensão da ANPD contra Meta demonstra força da LGPD no Brasil

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) decidiu, hoje, suspender imediatamente a nova política…

17 horas ago

Motorola Solutions anuncia a aquisição da Noggin

A Motorola Solutions acaba de anunciar a aquisição da Noggin, fornecedora global de software baseado…

18 horas ago

ANPD exige imediata suspensão de política da Meta de treinamento de IA

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma Medida Preventiva determinando a imediata suspensão,…

19 horas ago

Microsoft, DocuSign, Amazon: conheça as 10 marcas globais mais usadas em ataques por e-mail

Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou…

20 horas ago