STJ conclui integração eletrônica para remessa de processos em tribunais

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluiu a integração eletrônica para remessa de processos com todos os 32 tribunais sujeitos à sua jurisdição. A última adesão foi a do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e, agora, todos os feitos, incluindo processos em segredo de Justiça, devem ser enviados ao STJ eletronicamente.

A integração, iniciada em 2009, foi concluída durante o mês de fevereiro, e, com isso, praticamente todos os recursos para o STJ são remetidos no formato eletrônico. O envio em papel só é permitido em razão de problemas técnicos momentâneos nas cortes de origem (atualmente, 96,1% do total de processos chegam em meio digital).

Em 2014, apenas 20 dos 32 tribunais estavam integrados ao sistema, e os processos remetidos eletronicamente alcançavam 73,7%.

Malotes
Antes da integração, os Tribunais de Justiça e os Tribunais Regionais Federais enviavam os processos físicos em malotes pelos Correios, despesa que era suportada pelas partes. A conversão dos autos para o formato eletrônico ficava a cargo do STJ, que, além dos custos com digitalização, validação e indexação das peças, ainda empregava importante capital humano no registro manual de dados cadastrais dos processos. O STJ afirma que o processo eletrônico, além de representar economia para o jurisdicionado, é mais seguro e rápido.

Evolução
A próxima etapa é o projeto de importação de metadados dos tribunais de origem, iniciativa incluída no planejamento estratégico do STJ e já em andamento. O objetivo é padronizar os dados de cadastramento dos processos na origem, de modo que possam ser aproveitados automaticamente pelo sistema do STJ.

Os metadados são informações como nome das partes, advogados, tribunal ou vara responsável e outros dados do recurso que hoje ainda precisam ser digitados pelos funcionários do STJ, já que não podem ser captados eletronicamente das peças processuais remetidas.

Recent Posts

3 usos de IA que estão mudando o setor de publicidade

A inteligência artificial (IA) tem provocado mudanças significativas no setor de publicidade, oferecendo novas possibilidades…

12 horas ago

Fraudes bancárias estão mais complexas, mas IA generativa ainda não é solução

As fraudes contra instituições financeiras, tradicionalmente, acontecem quando um terceiro não autorizado assume o controle…

1 dia ago

61% das empresas brasileiras investiram mais de R$ 52 mi em nuvem em 2023

Mais da metade (61%) das organizações brasileiras investiram mais de R$ 52 milhões em nuvem…

1 dia ago

Impulsione sua carreira: 5 cursos e vagas de TI com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

IFS anuncia aquisição da Copperleaf

A britânica IFS, empresa de software corporativo que tem se focado em ofertas de IA…

2 dias ago

Cultura de exclusão impacta produtividade da comunidade LGBTQIAP+

*Por Pamela Sousa e Rafael Romer A promoção de políticas inclusivas que criem ambientes acolhedores…

2 dias ago