Notícias

Startup: qual o momento certo para escalar sua ideia?

Descobrir uma solução inovadora para resolver um problema, identificar clientela e ganhar presença no mercado é a lógica das startups. Muitos projetos fracassam e outros empreendedores se tornam bem-sucedidos. Especialistas nesse assunto, que compareceram ao IT Forum X, deram dicas de como reduzir erros e escalar ideias mais rapidamente.

Flavio Pripas, corporate venture Officer da Redpoint eventures, cofundador do Cubo, esclarece que startups são companhias que nascem com objetivo de resolver um problema do mundo real. Ele explica que essas empresas criam solução inovadora, ou seja, um produto, que passa por vários testes, correções até comprovar sua viabilidade no mercado.

Segundo o executivo, startup escala produtos e não serviços. Um exemplo é o Uber, que atende seus usuários por meio de uma solução que é um aplicativo móvel, que conecta passageiros e motoristas de táxi.

Para Marco Aurélio, CEO da Kea Fund, primeiro fundo de venture capital especializado em blockchain no Brasil, a visão de escala passa por pessoas, operações, produto e mercado. Ele observa que há startups com bons produtos, mas que falham em alguns desses itens e não consegue virar a chave.

Antes de pensar em escalar o mercado com um produto, Itali Collini, diretora de operações da 500 Startups no Brasil, sugere que o empreendedor foque ao máximo em resolver o problema do cliente. É essencial fazer a lição de casa de preparação da infraestrutura da empresa, o que envolve tecnologia, estratégias de marketing e desenvolvimento de MVP (Produto Minimamente Viável), que permite testar o seu mercado, coletando informações do cliente para correções necessárias.

“Seja ávido em entregar um produto que as pessoas queiram comprar”, ensina Dani Junco, fundadora da aceleradora B2Mamy, explicando que para ter escala não basta apenas ter um bom app. Ela brinca que mais vale produto que não esteja 100%, mas que tenha fãs do que algo muito bom que não alcance venda. “Construa uma comunidade apaixonada desde o início”, aconselha a empreendedora.

Paulo Silveira, CEO da Caelum, pondera que nem sempre a startup nasce com essa visão. Mas, depois de vários testes, o empreendedor acaba conhecendo a dor do cliente. Com estrutura pronta, time de vendas montado, estratégias definidas e etapa de MVP concluída é hora certa de escalar sua solução.

 

Recent Posts

Intel e Softtek anunciam aliança para as Américas

A Intel e a consultoria mexicana Softtek anunciaram na segunda-feira (1º) uma parceria para “acelerar…

4 horas ago

Teki anuncia parceria e se torna primeiro distribuidor oficial do GitHub no Brasil

A Teki, distribuidora brasileira de software que opera totalmente na nuvem, anunciou essa semana uma…

5 horas ago

Medida de suspensão da ANPD contra Meta demonstra força da LGPD no Brasil

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) decidiu, hoje, suspender imediatamente a nova política…

6 horas ago

Motorola Solutions anuncia a aquisição da Noggin

A Motorola Solutions acaba de anunciar a aquisição da Noggin, fornecedora global de software baseado…

7 horas ago

ANPD exige imediata suspensão de política da Meta de treinamento de IA

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma Medida Preventiva determinando a imediata suspensão,…

8 horas ago

Microsoft, DocuSign, Amazon: conheça as 10 marcas globais mais usadas em ataques por e-mail

Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou…

9 horas ago