Startup colombiana de social commerce Muni capta US$ 20 mi

Plataforma de revenda online promete facilitar venda e gestão de pequenos comerciantes

Author Photo
10:56 am - 13 de abril de 2022

A startup de social commerce Muni anunciou a captação de US$ 20 milhões em rodada Série A liderada pela Lightspeed Venture Partners. Com o aporte, a empresa busca acelerar o crescimento na América Latina, além de ampliar equipes de operações e tecnologia.

Fundada em 2020 por Maria Echeverri, na Colômbia, a Muni promete uma plataforma de revenda online que usa tecnologia para facilitar o acesso e distribuição de pequenos comerciantes, que vendem de hortaliças a eletrônicos.

Parte importante no modelo de negócios da startup é o que a Muni chama de líderes comunitários. Estes oferecem produtos por meio de um catálogo 100% online para seus vizinhos, amigos e conhecidos, podendo gerar uma renda mensal adicional. O aplicativo permite gerenciar vendas, divulgar produtos e controlar  comissões. Atualmente, mais de 15 mil líderes comunitários são apoiados pela plataforma.

Leia também: Positivo anuncia aliança com Ingram Micro Brasil para fortalecer B2B

“A ferramenta mais poderosa que temos hoje para possibilitar a mobilidade social é a tecnologia. Pense na Muni como a Avon de supermercados, 100% online. O modelo de negócio, que tem alcançado muito sucesso na China. Oferecemos o primeiro passo para que milhares de latino-americanos usufruam dos benefícios do e-commerce, tendo acesso a produtos com mais qualidade, melhores preços, economia de tempo e até ganharem uma receita adicional sendo revendedores nos bairros em que moram”, explica Maria Echeverri, fundadora da Muni.

Além da Lightspeed Venture Partners, também participaram da rodada de investimentos Monashees, Pear VC e outros investidores anjo, incluindo os co-fundadores da Rappi, Simon Borrero e Felipe Villamarin, e o co-fundador da Loft, Florian Hagenbuch. Esse foi o maior investimento recebido por uma mulher latino-americana de fala hispânica nas Séries A.

“A América Latina é o mercado de comércio eletrônico que mais cresce no mundo, mas a grande maioria dos consumidores ainda não têm acesso a muitas das conveniências que os norte-americanos, por exemplo, estão acostumados. A equipe da Muni está focada na construção de uma solução de e-commerce escalável que funcione bem dentro das restrições logísticas e de pagamentos na região”, diz Alex Taussig, sócio da Lightspeed Venture Partners.

Atualmente, a Muni opera no Brasil, México e Colômbia e aumentou a sua receita a uma taxa de crescimento mensal de mais de 20% nos últimos doze meses.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.