Notícias

Sportstech: um mercado em ascensão

O cenário promissor do ecossistema de startups chegou ao mercado esportivo! Considerado um segmento com investimentos escassos e desiguais, sendo um dos mais conservadores mercados do país, o esporte brasileiro precisava, com urgência de iniciativas renovadoras. As chamadas “sportstech”, tendência que vem crescendo nos Estados Unidos e na Europa, agora começam a aparecer, finalmente, no Brasil.

O estudo North American Sportstech 2019 realizado pela consultoria alemã SportstechX, sobre as startups da SportsTech e o ecossistema que as cerca, indicou que o investimento no setor teve um crescimento de 140% entre 2016 e 2018 em toda a América do Norte. Foram mapeadas 2.500 companhias com foco em esporte nessa região.

Quando analisado de forma global, o mercado também traz resultados promissores. De acordo com o SportsTech Report, levantamento realizado pela Colosseum, SportsTech de inovação sediada em Tel Aviv, o valor do setor deve triplicar nos próximos 5 anos. O estudo indica ainda que há mais de 4.000 startups do setor ao redor do mundo, e mais de 100 hubs de inovação relacionados ao tema.

Por outro lado, no Brasil, esse ainda é um segmento que começa a dar os seus primeiros passos em direção ao desenvolvimento. Hoje, segundo o mapeamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), existem 61 sportstech cadastradas na base de dados da organização.

Apesar da pouca quantidade de companhias se comparado a setores mais tradicionais do ecossistema, as startups voltadas a esse trade, vêm crescendo significativamente. Em 2015, havia apenas 32 empresas desse tipo mapeadas. Em três anos, o número quase dobrou.

Essas informações só nos mostram que o mercado esportivo responde muito bem às inovações quando encontra empresas dispostas a apostar em ideias arrojadas e que tragam, de alguma forma, avanços no esporte. Ainda de acordo com o estudo, 22 das 61 startups mapeadas estão em fase de tração, ou seja, momento de maturidade das empresas inovadoras o que indica que é um setor que tem gaps importantes e, se bem explorado, tem alto potencial de sucesso.

No mercado brasileiro, os negócios baseados em Software as a Service (Saas), são os mais prevalentes, de acordo com o Startup Base, banco de dados da Abstartups. Nesse mesmo levantamento, os marketplaces aparecem logo em seguida, o que indica que há espaço para players emergentes nesse setor.

Em resumo, apesar do setor de sportstech ser muito mais desenvolvido nos ecossistemas da América do Norte, aqui no Brasil existe um grande potencial de crescimento para o mercado de inovação no esporte, um mercado difícil e conservador em que toda e qualquer ideia que traga oportunidades e renda, será uma enorme vantagem. Acredito que, no futuro, veremos ainda mais iniciativas dentro desse segmento, trazendo oportunidades para diversas pontas, entre profissionais e atletas.

*Por José Pedro Mello, viciado em esportes e um dos mais jovens empreendedores do país, José Pedro Mello é fundador e CEO da AtletasNow , com a missão de conectar todas as pontas do esporte por meio da tecnologia. É também estudante de administração de empresas pela FAAP. Ex-atleta de basquete, com experiência no mundo esportivo americano, pois teve a oportunidade de ser um atleta no exterior, enquanto se formava no ensino médio. Participou de diversos eventos e processos de recrutamentos esportivos/educacionais universitários americanos.

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

2 horas ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

2 horas ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

3 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

3 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

4 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

5 horas ago