Solução de inteligência artificial garante ovos de Páscoa nas lojas Kopenhagen

A Kopenhagen adotou uma solução de inteligência artificial para garantir que os consumidores encontrem seus ovos de Páscoa preferidos em todos os pontos de venda espalhados pelo Brasil. Há três anos, empresa mantêm parceria com a Tevec para automatização do processo de previsão de demanda. A ação se intensifica com a aproximação da Páscoa.

“A solução da Tevec permite a entrega da quantidade ideal de cada produto, em cada loja semanalmente. Ou seja, não falta, nem sobra nenhum item, e, consequentemente, os chocolates estão sempre “fresquinhos”, afirma Bento Ribeiro, sócio fundador da Tevec.

Segundo a empresa, o sistema dobra o número de acertos na comparação com a metodologia de previsão estatística utilizada anteriormente. Com isso, a Kopenhagen reduziu o índice de desperdício nas suas lojas em mais de 60% e não perde venda por falta de disponibilidade do chocolate. Também eliminou os estoques acima da demanda que impactam no capital de giro e muitas vezes resultam em perdas por vencimento do prazo de validade. “É muito dinheiro considerando que são 350 lojas e mix composto por dezenas de produtos”, relata Ribeiro.

A redução de custos contempla também a eliminação de fretes extras e de gastos com turnos adicionais de produção, antes necessários para repor mercadoria quando a previsão era falha. “É preciso considerar a influência de elementos externos, que não estão sob controle da empresa, como fatores econômicos, mudanças no câmbio e, até mesmo, variações climáticas”, acrescenta Ribeiro.

As variáveis ainda incluem feriados, localização das lojas, estações do ano, custo de matéria-prima, desempenho do operador logístico, entre outras. Todos estes fatores entram nos cálculos matemáticos da Inteligência Artificial que processa bilhões de combinações e decide a quantidade ideal de abastecimento sem interação humana.

Recent Posts

3 usos de IA que estão mudando o setor de publicidade

A inteligência artificial (IA) tem provocado mudanças significativas no setor de publicidade, oferecendo novas possibilidades…

15 horas ago

Fraudes bancárias estão mais complexas, mas IA generativa ainda não é solução

As fraudes contra instituições financeiras, tradicionalmente, acontecem quando um terceiro não autorizado assume o controle…

2 dias ago

61% das empresas brasileiras investiram mais de R$ 52 mi em nuvem em 2023

Mais da metade (61%) das organizações brasileiras investiram mais de R$ 52 milhões em nuvem…

2 dias ago

Impulsione sua carreira: 5 cursos e vagas de TI com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

IFS anuncia aquisição da Copperleaf

A britânica IFS, empresa de software corporativo que tem se focado em ofertas de IA…

2 dias ago

Cultura de exclusão impacta produtividade da comunidade LGBTQIAP+

*Por Pamela Sousa e Rafael Romer A promoção de políticas inclusivas que criem ambientes acolhedores…

2 dias ago