Serviços gerenciados: muito além do suporte

É muito comum confundir o termo Serviços Gerenciados de TI com o que o mercado sempre esteve acostumado: o suporte de TI. Contudo, temos visto esse termo banalizado no mercado de Tecnologia da Informação e começo este artigo afirmando que Serviços Gerenciados não é apenas Suporte.

O Suporte de TI sempre foi reativo e restrito, enquanto o Serviço Gerenciado é abrangente, proativo, multidisciplinar e se adapta às realidades do mercado que está em constante transformação. Alguns provedores continuam ofertando o antigo modelo de Suporte de TI reativo, mas utilizando o nome Serviço Gerenciado de TI ou Managed Services, mas não executam a aplicação real de suas práticas e metodologias.

Na verdade, o Suporte de TI ainda não morreu. Ele continua a todo vapor. Entretanto, é apenas uma pequena parte da suíte que denominamos “Serviços Gerenciados”, que traz em seu conceito a aplicação de forma proativa, com foco nos negócios e agrega todo o restante.

O que Serviços Gerenciados realmente significam e como você pode avaliar se um provedor não está apenas usando a palavra como uma ferramenta de marketing? A oferta de Serviços Gerenciados é a terceirização de responsabilidades e funções de gerenciamento de seus ambientes de infraestrutura, aplicações e serviços, por meio de boas práticas e estratégias.

Essas iniciativas têm como premissas melhorar as operações de TI, reduzir despesas, apoiar na transformação digital, automatizações, gestão e governança, suporte 365x24x7 (sim, ele está por aqui também), segurança da informação, gestão financeira e de riscos, aplicação de melhores práticas de arquitetura e práticas ágeis.

Um provedor de Serviços Gerenciados mantém um time multidisciplinar para gerir de forma proativa as mais diversas possibilidades de ambientes de TI, garantindo performance, disponibilidade e melhor uso de recursos. Neste cenário, os times de Tecnologia da Informação da sua companhia poderão focar no negócio e apoiar no desenvolvimento de novos serviços e produtos.

Então, com essas informações em mãos, fica mais fácil avaliar se os provedores estão realmente ofertando o Serviço Gerenciado como ele deve ser. Não apenas lhe permitir abrir um chamado quando você identifica um problema. Reativo e desproporcional, não é? Afinal o mercado tem se transformado rapidamente e suporte não é mais suficiente para garantir a saúde e a disponibilidade dos ambientes de TI, que estão cada vez mais complexos e precisam estar totalmente integrados ao negócio das organizações.

Para quem já está habituado com o verdadeiro Serviço Gerenciado de TI, este artigo pode parecer redundante e clichê. Infelizmente, muitos decisores do mercado ainda se confundem com o tema. Gestores tomam a decisão de contratar um provedor de serviços questionando apenas “qual suporte é ofertado”. Saber a diferença entre Suporte e Serviços Gerenciados de TI é muito importante para a tomada de uma decisão nas empresas: a quem confiar a gestão dos ambientes de TI.

Então, o que devo avaliar antes de contratar os Serviços Gerenciados? Inicialmente, tenha em mente que, ao buscar um parceiro de Serviços Gerenciados, a expectativa sempre deve vir ao encontro da gestão completa de seu ambiente de TI. O parceiro de serviços deverá oferecer muito além do suporte de TI tradicional. Avalie:

  • Gestão de billing (analytics, redução de custos, etc.);

  • Migração e implementação: a jornada para Cloud Computing;

  • Governança e gestão: os processos devem sempre estar alinhados ao negócio e o parceiro deve se responsabilizar por gerenciar seu ambiente de TI de forma proativa e especializada;

  • Automação: o parceiro deve praticar soluções ágeis de automação e otimização dos ambientes em Cloud Computing, utilizando templates, scripts e marketplace, além de estar apto a interagir com APIs e ferramentas adequadas ao seu ambiente;

  • Gestão de configuração e mudança;

  • Parceiro deve ser especializado e garantir a gestão proativa dos mais diversos recursos nos modelos IaaS, PaaS, SaaS, etc.;

  • Gestão de incidentes e monitoramento proativo de infraestrutura, aplicações e bancos de dados;

  • Monitoramento preditivo aplicado ao seu negócio, com Machine Learning e Data Analytics;

  • Gerenciamento da segurança da informação;

  • Cultura e práticas DevOps;

  • Big Data e Analytics;

  • Gestão de sistemas operacionais e bancos de dados SQL e no-SQL;

  • Gestão de Middleware, Storage, Networking, etc.;

  • Gestão da disponibilidade e integridade: backup, restore e recuperação de desastres;

  • Suporte e atendimento 24×7;

  • Ter especialização em todos os componentes que abrangem Cloud Computing e Transformação Digital, sempre atuando proativamente para melhorias contínuas em todas as camadas de TI do ambiente.

Por que optar por Serviços Gerenciados para ambientes Cloud Computing?

Tomar esta decisão é fácil. O mercado exige que os times de TI estejam focados no desenvolvimento do negócio e é necessário que exista alguém monitorando, gerindo e administrando o ambiente da empresa.

Há uma quantidade muito grande de benefícios que podem ser listados, mas um dos maiores benefícios dos Serviços Gerenciados é descobrir e corrigir problemas antes que eles possam afetar negativamente seu negócio. Ao optar por Serviços Gerenciados de TI, considere:

  • Contar com times especializados do parceiro;

  • Passar por transformações constantes, permitindo melhor uso dos serviços e dos recursos de Cloud Computing;

  • Não assumir custos adicionais com especialistas e ferramentas. Ter acesso à experiência, melhores práticas, ferramentas e tecnologias;

  • Transferir o foco do seu time de TI para o negócio e não mais na Tecnologia, permitindo uma melhor gestão de conhecimento e crescimento profissional de toda a equipe;

  • Contar com o parceiro para avanços constantes e garantindo as melhores práticas para as tecnologias utilizadas em seu ambiente com serviço profissional e experiente;

  • Aumentar a eficiência das Operações de TI;

  • Tornar os custos de TI consistentes;

  • Ter um verdadeiro parceiro compartilhando riscos e responsabilidades;

  • Centralizar a gestão de ativos, a segurança da informação e a gestão de processos com o parceiro;

  • Ter um parceiro sempre olhando para as tecnologias atuais como: Machine Learning, Big Data, IoT, Inteligência Artificial e oferecendo melhorias contínuas.

É evidente que o Serviço Gerenciado não é apenas Suporte de TI. Agora, precisamos ajudar ao mercado a entender este modelo.

* Wilder Martins é diretor de Tecnologia na Dedalus

Recent Posts

EXCLUSIVA: Mercado brasileiro inspira ACI Worldwide e RS2 em parceria de novo produto

A ACI Worldwide e a RS2 fizeram uma parceria para criar uma solução única para…

15 horas ago

Novo assistente de voz da Kyutai desafia líderes de mercado da IA

Em um evento realizado na última quarta-feira (03) em Paris, o laboratório de pesquisa em…

16 horas ago

Transparência da IA generativa é chave para 82% dos CEOs brasileiros

Um estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM divulgado essa semana revela que…

17 horas ago

Profissionais de TI, educação e finanças são os que mais buscam conhecimento sobre IA

Profissionais das áreas de desenvolvimento de software (12,5%), educação (8,23%) e finanças (8,17%) são os…

18 horas ago

CISOs precisam alinhar melhor riscos com diretorias, indica estudo

O cenário das ameaças cibernéticas latentes está afetando a relação entre diretores de segurança da…

19 horas ago

Setor de tecnologia lidera expectativas de contratações no Brasil no 3º trimestre

Uma pesquisa de expectativas sobre o cenário de empregos no Brasil, relativa ao terceiro trimestre…

20 horas ago