Categories: Notícias

Segurança, o problema também é seu

Nunca se falou tanto em segurança de ambiente de TI como em 2001. Mesmo assim as estratégias de segurança continuamsendo o calcanhar de Aquiles exclusivo dos CIOs (chief information officer), que carregam nas costas o peso de ser a única cabeça a se preocupar com a melhor maneira de utilizá-las. Para esclarecer as principais dúvidas sobre segurança, privacidade e gerenciamento de risco, o Gartner promove de 22 a 23 de abril a 2ª Conferência Anual Segurança no Infocosmo, em São Paulo. O principal objetivo do evento será mostrar que a segurança corporativa não é um problema técnico, mas empresarial. “As soluções inadequadas começam desde daí. A maioria dos empresários não percebem que todas as suas estratégias precisam ter a segurança como prioridade e não como algo a ser implantado pelo CIO”, enfatiza Cassio Dreyfuss, vice-presidente e diretor de pesquisas do Gartner para a América Latina. “As próprias empresas provedoras de soluções não vendem a segurança como problema”, afirma.

O boom do e-business pode ser um bom exemplo dessa atuação equivocada. A abertura de canais de acesso sem providência de segurança, torna as informações vulneráveis. “Porém, os riscos ficam pra depois”, diz Dreyfuss. No Brasil, este problema é ainda maior, já que as restrições econômicas impedem a atuação de uma política de segurança.

Dessa maneira, a expectativa é de que a conferência atraia empresários, além dos executivos de TI. São esperados cerca de 300 pessoas. “Sabemos que o problema da segurança é mau apresentado aos empresários e queremos alertá-los para isso”, diz Dreyfuss.

Recent Posts

UE ordena que Meta reabra WhatsApp a chatbots rivais

A Comissão Europeia determinou que a Meta reestabeleça o acesso de assistentes de inteligência artificial…

12 horas ago

IPO da SpaceX chega ao mercado como aposta de US$ 1,75 trilhão em IA, não em foguetes

As negociações com as ações da SpaceX têm início nesta quinta-feira, 12, em uma oferta…

13 horas ago

IA muda jornada de compra e devolve relevância aos sites de avaliação B2B, diz Forrester

A ascensão dos agentes de inteligência artificial (IA) está criando uma oportunidade para plataformas de…

14 horas ago

Prêmio Executivo de TI do Ano 2026: conheça os critérios de avaliação

Continuam abertas as inscrições para o prêmio Executivo de TI do Ano 2026. A iniciativa,…

14 horas ago

Meta cria programa de formação para técnicos de data centers em meio à expansão da infraestrutura de IA

A Meta anunciou um investimento de US$ 115 milhões para criar um programa de capacitação…

14 horas ago

Apple apresenta nova geração do Siri AI e amplia aposta em inteligência artificial na WWDC 2026

A Apple utilizou a edição de 2026 da Worldwide Developers Conference (WWDC) para apresentar uma…

15 horas ago