Saraiva centraliza dados de diversos canais com solução para gestão de dados mestres

Tendo a inovação como um dos seus pilares estratégicos, a Saraiva, uma das maiores redes varejistas de educação, cultura e entretenimento, decidiu, no fim do ano passado, modernizar suas soluções de TI. Uma das mudanças foi a adoção de uma solução para gestão de informação de produtos, que conversasse com as três plataformas de TI: PDV (loja física), e-commerce / digital e ERP.

Com a plataforma de MDM (Master Data Management) da Stibo Systems para Gestão de Dados Mestres, STEP Trailblazer, a Saraiva poderá centralizar todas as informações de produtos e fornecedores, facilitando o processo de lançamento de produtos e a experiência de compra dos clientes nos canais on-line e lojas físicas.

Segundo Daniel Arruda, gerente de TI Corporativo da Saraiva, as funcionalidades de data quality, dashboards de monitoramento e configuração de workflows, além da flexibilidade de configuração e facilidade de implementação foram diferenciais relevantes na escolha da solução da Stibo Systems.

Expectativas de ganhos

Ainda em processo de implementação, o projeto iniciado em novembro de 2017 tem seu go-live planejado para o fim de abril, e as perspectivas são otimistas. “Já no curto prazo, esperamos reduzir o tempo de cadastro e de disponibilização dos produtos para comercialização nos vários canais, bem como ter um processo mais rápido e informações de qualidade”, afirma.

No longo prazo, a expectativa é de que a facilidade de governança da informação e manutenção da qualidade de dados permita a empresa evoluir com a gestão de dados mestres, sem a necessidade de custosas e demoradas customizações, apenas com ajustes de configurações no produto.

Áreas de negócio envolvidas

Ainda de acordo com Arruda, na Saraiva, as iniciativas de TI são alinhadas com o planejamento estratégico da companhia. E neste caso, não foi diferente. A decisão pela adoção desta tecnologia envolveu desde o alto escalão da empresa até várias áreas de negócio, tais como comercial, compras, logística, financeiro, fiscal, jurídico, e-commerce, dentre outras.

“Na minha visão, é fundamental que a TI se posicione como uma área de suporte tecnológico para todos os departamentos da companhia, provendo soluções que tragam eficiência, competitividade e inovação aos processos de cada um deles”, conclui.

Recent Posts

Deloitte: infraestrutura é prioridade entre investimentos em cibersegurança no Brasil

A cibersegurança está entre os principais desafios para a gestão dos negócios das empresas brasileiras.…

5 horas ago

Visa e Mastercard: de pagamentos a segurança digital

Durante o Febraban Tech 2024, o IT Forum conversou com Rodrigo Vilella, vice-presidente de serviços…

6 horas ago

Gartner: 55% das organizações já têm um conselho de IA

Uma pesquisa recente do Gartner com mais de 1.800 líderes revelou que pouco mais da…

7 horas ago

Startups de IA da China migram para Singapura em busca de expansão global

Nos últimos anos, diversas startups de inteligência artificial (IA) da China têm se mudado para…

7 horas ago

Binance Pay cresce 57% em volume de transações no 1º trimestre de 2024

A Binance, plataforma global de negociação de criptomoedas, divulgou recentemente que seu serviço de pagamento…

9 horas ago

Apenas 20% dos CFOs estão satisfeitos com investimentos feitos em TI

Apenas 20% dos principais executivos de finanças (CFOs) das corporações globais estão satisfeitos com o…

10 horas ago