Sankhya destaca 1º semestre positivo e intensifica uso de AI

“Vender ERP é como vender imóveis. São negociações muito difíceis, de seis meses, um ou até dois anos”. Felipe Calixto, presidente da Sankhya, utiliza esta afirmação para ressaltar os resultados da desenvolvedora brasileira de soluções para gestão empresarial até agora em 2017. No primeiro semestre, foram 490 novos clientes firmados, 25% a mais em relação ao mesmo período de 2016, que resultaram em 36% de aumento em vendas.

Calixto aponta que o número se mostra ainda mais expressivo pois 2016 já havia sido o maior faturamento de toda história de 28 anos da empresa: 100% acima do registrado em 2015. “Em termos de faturamento e receita bruta, estamos prevendo crescimento de 30% para este ano”, projeta.

Do volume total das vendas conquistadas no período, 70% foram em novas contas e 30% na base instalada de clientes – outro ponto destacado pelo executivo. “Isso é um número muito bom para nosso mercado. Muitas empresas têm vendido para a própria base de clientes e nós estamos conquistando novos”, pontua.

No total, a Sankhya conta com cerca de 8 mil clientes, espalhados em todo o Brasil. Essa presença nacional é outro motor de crescimento para a empresa, que começou de fato seu processo de expansão em 2008. “Após o início da expansão, tivemos crescimento intenso e de lá para cá aumentamos o faturamento em mais de 10 vezes.”

Atualmente são 22 unidades no Brasil e, para Calixto, os destaques até agora no ano têm sido as operações em Brasília (DF), Vale do Paraíba (região no interior de São Paulo), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP) e Recife (PE). No entanto, as três principais unidades ainda são Uberlândia (MG) – origem de empresa -, Goiania (GO) e Belo Horizonte (MG). Até o final de 2017 devem ser inauguradas duas novas unidades nas regiões Sul e Norte do país.

Inteligência artificial

A companhia lançou em março deste ano uma assistente de gestão para ERP, a Bia (Business Intelligence Analyst). A plataforma utiliza tecnologia baseada em inteligência artificial (AI) para auxiliar os gestores a antecipar o futuro e otimizar os processos de negócios. Calixto destaca que a solução trabalha a inteligência dos negócios como um todo, não apenas com comandos de voz. “Você pode perguntar qual foi o faturamento, quando a empresa vai atingir o ponto de equilíbrio, ou qual o ciclo financeiro, por exemplo. É uma assistente para o gestor, não para o pessoal da operação”, define.

Com a ajuda da assistente Sankhya, os clientes podem interagir com o sistema recebendo por voz informações de toda a operação do negócio, como o faturamento em determinado mês, o acumulado de tal período, a margem de contribuição de um produto, verificar o seu ciclo financeiro, e ainda qual vendedor apresenta o melhor resultado em vendas etc. O processo de gestão terá a sua utilidade estendida para contextos onde o acesso a telas de um computador ou celular não é prático, como no trânsito, em um jantar, caminhando ou até mesmo fazendo exercícios na academia.

Segundo o executivo, a primeira percepção dos clientes com a nova tecnologia tem sido “apaixonante”. “A adoção é uma questão mais lenta pois ainda é uma tecnologia muito nova”. São cerca de 20 clientes utilizando a solução, entre eles a distribuidora Castro Naves, a transportadora Kothe, a Social Distribuidora, bem como a Start Química. Na MPrado Consultoria Empresarial, por exemplo, Calixto conta que um dos fundadores é cego e a Bia se torna peça chave para uma gestão mais simplificada.

“É uma coisa nova. Estamos ainda fazendo experiências com usuários, mas no ritmo que estamos indo, até final de setembro já concluímos. Até junho do ano que vem, a meta é ter pelo menos 10% dos clientes com a Bia, ou seja, 800 clientes”, finaliza.

Conheça a plataforma Bia:

Recent Posts

Novos executivos da semana: NTT Data, PicPay e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

14 horas ago

Dica para estudantes: 10 cursos gratuitos de tecnologia para suas férias

É claro que descansar é importante e um direito de todos, mas estudantes também podem…

19 horas ago

3 usos de IA que estão mudando o setor de publicidade

A inteligência artificial (IA) tem provocado mudanças significativas no setor de publicidade, oferecendo novas possibilidades…

2 dias ago

Fraudes bancárias estão mais complexas, mas IA generativa ainda não é solução

As fraudes contra instituições financeiras, tradicionalmente, acontecem quando um terceiro não autorizado assume o controle…

2 dias ago

61% das empresas brasileiras investiram mais de R$ 52 mi em nuvem em 2023

Mais da metade (61%) das organizações brasileiras investiram mais de R$ 52 milhões em nuvem…

3 dias ago

Impulsione sua carreira: 5 cursos e vagas de TI com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

3 dias ago