Notícias

Samsung apresenta no Brasil TV QLED que se ‘camufla’ com a parede da sala

A Samsung trará ao Brasil em julho sua nova linha de TVs QLED 4K, os televisores premium da fabricante alimentados com os chamados pontos quânticos – tecnologia desenvolvida pela fabricante que rivaliza com os televisores OLED da LG.  O portfólio da Samsung, que conta com quatro novas séries (Q6FN, Q7FN, Q8CN e Q9FN), foi apresentado nessa terça-feira (29), em São Paulo.

A nova linha QLED inaugura o recurso que a Samsung chama de “modo ambiente”. Caso você esteja cansado da tradicional tela preta do seu televisor ocupando a sua sala, a TV permite que você a configure para exibir fotografias ou reproduções de obras de arte, fazendo dela uma espécie de moldura ou ainda traz a possibilidade do monitor se “camuflar” com a própria parede da sala – um truque feito por meio da câmera do smartphone: tire uma foto da parede onde a TV será instalada e reproduza este fundo na tela. Isso quer dizer que se a sua parede for branca, o modo não trará muita graça ao ambiente. Ainda é possível programar o recurso para reproduzir informações como horário e temperatura.

Cabo “invísivel”

Para além do buraco negro das TVs, outro incômodo que a Samsung endereçou na nova linha diz respeito ao emaranhado de cabos que saem das televisões. Os modelos  Q9F, Q8C e Q7F reforçam o conceito minimalista com a chamada “Única Conexão Invisível”. Trata-se de um sistema de cabo único – semitransparente – que consegue resumir todos os cabos, incluindo aí aqueles de videogames, de aparelhos de Blue-Ray, da TV a cabo e afins, em um único de 15 metros conectado a uma central de conexões externa – o One Connect. 

Conectividade

Em um universo que será cada vez mais povoado por objetos conectados e dispositivos que ocuparão a sua solidão com comandos de voz, falar com sua televisão será um hábito cada vez mais comum. A nova linha da Samsung é habitada pela assistente inteligente da marca, a Bixby, e o aplicativo SmartThings. Este último se propõe a ser uma central de automação para eletrodomésticos conectados, ou seja, fará mais sentido caso você tenha outros produtos da fabricante habilitados com internet. A fabricante aproveitou o evento para informar que a lavadora smart da marca chegará, em breve, ao Brasil.

Os novos televisores QLED 4K também poderão ser controlados pela Bixby. Você pode encontrar utilidade nesse tipo de serviço ao perguntar a assistente para exibir um filme de um gênero específico ou ainda um filme que apareça o seu ator favorito. Na tela, serão exibidos resultados de diferentes canais de televisão e plataformas de streaming, por exemplo. Vale reforçar, porém, que a habilidade exigirá do seu inglês. Isso porque, o recurso está disponível apenas no idioma. A compatibilidade com o português chegará em algum momento de 2019, prometeu a Samsung. Já os comandos básicos da TV envolvendo volume, troca de canais, seleção de apps ou entradas da TV podem ser executados também em português pelo controle remoto que acompanha a televisão.

Iluminação de pontos quânticos

A Samsung reforça que todos os modelos da categoria QLED conseguem alcançar 100% do volume de cor em todas as cenas – algo que se traduz em pretos mais profundos e contrastes mais realistas mesmo quando as cenas reproduzidas possuem pouca iluminação. Para entregar essa qualidade de imagem, a TV recorre à tecnologia de pontos quânticos, que são cristais não orgânicos iluminados pela luz de LED da TV. Da mesma forma que a linha QLED anterior da Samsung, o novo portfólio oferece 10 anos de garantia contra o efeito burn-in, causado pela exibição de imagens estáticas. 

Disponibilidade

A categoria QLED 2018 traz modelos de 49, 65, 75 e 88 polegadas. Mas ao trazer a sua nova linha para o Brasil apenas em julho, a Samsung perderá o “timing” para o Mundial da Rússia. A companhia não anunciou oficialmente os valores do portfólio atualizado, mas em coletiva de imprensa realizada nessa terça-feira (29), Erico Traldi, Diretor Associado de produto das áreas de TV e Áudio e Vídeo da Samsung Brasil, informou que a previsão é que as novas TVs sejam vendidas a partir de R$ 5 mil a R$ 80 mil no varejo.

 

 

 

 

 

Recent Posts

Intel e Softtek anunciam aliança para as Américas

A Intel e a consultoria mexicana Softtek anunciaram na segunda-feira (1º) uma parceria para “acelerar…

14 horas ago

Teki anuncia parceria e se torna primeiro distribuidor oficial do GitHub no Brasil

A Teki, distribuidora brasileira de software que opera totalmente na nuvem, anunciou essa semana uma…

15 horas ago

Medida de suspensão da ANPD contra Meta demonstra força da LGPD no Brasil

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) decidiu, hoje, suspender imediatamente a nova política…

16 horas ago

Motorola Solutions anuncia a aquisição da Noggin

A Motorola Solutions acaba de anunciar a aquisição da Noggin, fornecedora global de software baseado…

17 horas ago

ANPD exige imediata suspensão de política da Meta de treinamento de IA

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma Medida Preventiva determinando a imediata suspensão,…

18 horas ago

Microsoft, DocuSign, Amazon: conheça as 10 marcas globais mais usadas em ataques por e-mail

Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou…

19 horas ago