Notícias

Sai GSuite, entra Workspace: Google anuncia nova marca, recursos e preços

O Google anuncia nesta terça-feira (6) o Workspace, marca que substitui a vertical GSuite, que compreende soluções que vão do Gmail corporativo aos recursos como planilhas, documentos etc.

De acordo com a empresa, o rebranding marca o novo posicionamento para com suas soluções, que visam não só facilitar o acesso desses serviços em qualquer lugar com conexão de internet, mas também criar recursos que otimizem a colaborações entre pessoas e equipes. 

“O local de trabalho realmente abraçou a ideia de que ele pode ocorrer em qualquer lugar e não é necessariamente um espaço definido  só por processadores de texto, planilhas e apresentações de slides. O Google Workspace, tanto a marca quanto o posicionamento de identidade, torna-se uma parte crítica desse novo momento”, afirma Javier Soltero, vice-presidente do Workspace, em evento para jornalistas realizado na última segunda (4). 

O executivo também explica que o novo posicionamento, que estava sendo planejado desde o início de 2019, ganhou força por conta da necessidade de aumentar as possibilidades de trabalho remoto por conta da Covid-19, “Esse é o momento mais importante que poderíamos ter para lançarmos essa nova marca”.  

Atualmente, a solução do Google de aplicativos de produtividade na nuvem conta com 6 milhões de empresas pagantes e atende, globalmente, um público de 2,6 bilhões de usuários, entre companhias, escolas e usuários. 

Novos recursos

Sanaz Ahari, diretora sênior de gestão de produto para o Workplace, explicou alguns dos novos recursos que chegarão junto com a mudança de marca, em continuação às atualizações anunciadas no final de julho. 

Dentre os novos recursos, todos pensados para aprimorar a experiência do usuário, estão:  

  • Links com preview: já disponível para Documentos, Planilhas e Apresentações, o recurso permite ao usuário ter acesso a uma prévia do conteúdo de um link sem a necessidade de clicar nele e ser redirecionado para outra página;
  • Dicas inteligentes: disponível a partir desta terça (6) para Documentos, Planilhas e Apresentações, a funcionalidade consiste em otimizar a comunicação entre pessoas que estão trabalhando em um mesmo documento. Ao mencionar um usuário (o que, no Google, ocorre por meio do símbolo @ e o nome da pessoa), o sistema irá sugerir ações como compartilhar um documento ou adicionar a pessoa em uma tarefa;
  • Criação de documentos no Rooms: anunciado recentemente, o Rooms é um espaço de trabalho criado no Gmail onde é possível adicionar outros usuários e concentrar por lá a discussão e envio de conteúdos sobre um determinado projeto ou atividade. Neste novo momento, a companhia informou que, em breve, também será possível criar arquivos dentro do Rooms sem acessar outra página (seguindo a linha documentos, planilhas e slides), otimizando processos;
  • Visualização do time durante colaboração de arquivos: ainda sem data de lançamento, a nova funcionalidade permitirá aos usuários ter acesso ao recurso picture-in-picture (no qual a tela aparece minimizada, em segundo plano), durante colaborações em documentos, planilhas e slides. “Quando você está colaborando junto em um documento e você consegue ver os outros, é possível ‘pegar’ aqueles sinais visuais que são tão importantes”, explica Ahari.

Preços e Proteção

Junto com a mudança de marca (importante falar que as iniciativas de educação e sem fins lucrativos ainda mantêm o nome ‘GSuite’, que deve ser mudado nos próximos meses), o Google Workspace também anunciou três novas modalidades de assinatura para empresas com menos de 300 licenças: 

  • Business Starter (R$ 27,00/por usuário) – pacote com recursos básicos e e-mail corporativo integrado ao Gmail;
  • Business Standard (RS 54,00/por usuário) – com oferta de videoconferências com maior número de pessoas e armazenamento elevado;
  • Business Plus (R$ 81,00/por usuário – para empresas que precisam de segurança reforçada e também gestão em smartphones.

Lembrando que os preços acima são para novos usuários: preços e serviços não mudam para empresas que já contrataram o serviço. 

A companhia também apresentou novidades no setor de segurança: para o Meet, solução de videoconferência, o Workspace está trabalhando na classificação de usuários que já “tumultuaram” reuniões antigas para barrá-los de acessar encontros futuros. 

E, na gestão de e-mails, a empresa está trazendo um novo recurso que permitirá aos administradores de sistema terem mais visualização e controle das ações tomadas por usuários, a fim de mitigar possíveis vazamentos de dados. 

Recent Posts

Intel e Softtek anunciam aliança para as Américas

A Intel e a consultoria mexicana Softtek anunciaram na segunda-feira (1º) uma parceria para “acelerar…

10 horas ago

Teki anuncia parceria e se torna primeiro distribuidor oficial do GitHub no Brasil

A Teki, distribuidora brasileira de software que opera totalmente na nuvem, anunciou essa semana uma…

12 horas ago

Medida de suspensão da ANPD contra Meta demonstra força da LGPD no Brasil

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) decidiu, hoje, suspender imediatamente a nova política…

12 horas ago

Motorola Solutions anuncia a aquisição da Noggin

A Motorola Solutions acaba de anunciar a aquisição da Noggin, fornecedora global de software baseado…

14 horas ago

ANPD exige imediata suspensão de política da Meta de treinamento de IA

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma Medida Preventiva determinando a imediata suspensão,…

15 horas ago

Microsoft, DocuSign, Amazon: conheça as 10 marcas globais mais usadas em ataques por e-mail

Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou…

16 horas ago