Notícias

Retomada econômica deve ser impulsionada pela TI

A economia mundial deve voltar a crescer a partir do segundo trimestre de 2010 e a área de tecnologia da informação (TI) será a principal responsável por essa retomada. Esta é a constatação de uma pesquisa global feita pela consultoria Cook International e pela rede de recrutamento de executivos InterSearch, representada no Brasil pela empresa de capital humano Mariaca.

Do total de 500 Chief Executive Officers (CEOs) entrevistados em vários países, 22,8% mostraram-se bastante otimistas. Entre os setores que devem impulsionar esse reaquecimento, tecnologia aparece em primeiro lugar, com 51% das respostas.

Para Patrícia Epperlein, sócia-diretora da Mariaca e integrante do board da Intersearch, no Brasil o fato da TI liderar a retomada do mercado deve-se a alguns movimentos. O primeiro deles está ligado ao processo de fusões entre grandes bancos, a exemplo do Itaú/Unibanco e Santander/ABN Real.

“Operações que vão culminar em altos investimentos em TI, eliminando qualquer possibilidade de desestabilizar o segmento”, afirma. Ela cita os investimentos de 2,5 bilhões de reais anunciados em TI e o orçamento do Itaú estimado em cerca de 3 bilhões de reais.

Outro aspecto destacado por Patrícia é a forte demanda das empresas por serviços de terceirização. O que leva a tecnologia a ser um importante aliado das organizações nas políticas de redução de custo, principalmente nesse momento de crise.  “Com isso, quem ganha é o setor de tecnologia que se mantém forte”.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

12 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

13 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

14 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

14 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

16 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

17 horas ago