Raspberry Pi ganha suporte comercial em Linux da Suse

De agora em diante, usuários do computador em placa única (SBC), Raspberry Pi, podem contar com o suporte comercial da SUSE, com o SUSE Linux Enterprise Server (SLES) for ARM. O SLES for ARM é a primeira distribuição Linux comercial de classe empresarial, disponibilizada para servidores baseados na arquitetura ARMv8-A de 64-bits.

Com oanúncio, a empresa demonstra seu compromisso em investir no desenvolvimento de softwares open source para arquitetura ARM, demonstrado desde 2016, quando a companhia apresentou o SLES for ARM pela primeira vez durante sua conferência anual, SUSECON. Desde então, uma versão foi disponibilizada para testes – o SLES for Raspberry Pi, sem custos e com um ano de pacotes do SUSE Enterprise Server para ARM.

Aprimoramentos na solução foram resultados da parceria com a fabricante ARM. O objetivo é auxiliar organizações que utilizem a plataforma Raspberry Pi para monitorar soluções em operações industriais, lojas e thinkclient. Também ajuda companhias com necessidade de suporte comercial em nível enterprise.

“O Raspberry Pi popularizou a arquitetura ARM em computadores embarcados, com baixo consumo elétrico e baixa geração de calor, possibilita a utilização deste microcomputador em várias áreas como: educacional, pesquisas, automação industrial e no varejo”, comenta Aslan Carlos, Systems Engineer da SUSE. “Com um excelente conjunto de processador, memória e conexões, o Raspberry PI com SLES for ARM, traz total suporte, segurança e funcionalidade em qualquer aplicabilidade nos ambientes comerciais, indústrias, varejo, monitoramento e IoT”.

Por ser pioneira no desenvolvimento de um sistema operacional compatível com o processador 64-bits do Raspberry Pi 3, a SUSE buscou maximizar a capacidade. Sua equipe de engenharia reduziu o tamanho da imagem entregue durante o SUSECON para aproximadamente 630mb.

Também passou a oferecer suporte para esta nova imagem do cartão Raspberry Pi SD como parte do SLES for ARM 12 SP3, incluindo correções e aprimoramentos da última versão do SUSE Linux Enterprise Server. A nova imagem ainda se concentra em fornecer infraestrutura de IoT, permitindo aos usuários do microcomputador ter acesso a todos os pacotes, incluindo o SDK e os códigos fonte.

Recent Posts

EXCLUSIVA: Mercado brasileiro inspira ACI Worldwide e RS2 em parceria de novo produto

A ACI Worldwide e a RS2 fizeram uma parceria para criar uma solução única para…

11 horas ago

Novo assistente de voz da Kyutai desafia líderes de mercado da IA

Em um evento realizado na última quarta-feira (03) em Paris, o laboratório de pesquisa em…

12 horas ago

Transparência da IA generativa é chave para 82% dos CEOs brasileiros

Um estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM divulgado essa semana revela que…

13 horas ago

Profissionais de TI, educação e finanças são os que mais buscam conhecimento sobre IA

Profissionais das áreas de desenvolvimento de software (12,5%), educação (8,23%) e finanças (8,17%) são os…

14 horas ago

CISOs precisam alinhar melhor riscos com diretorias, indica estudo

O cenário das ameaças cibernéticas latentes está afetando a relação entre diretores de segurança da…

15 horas ago

Setor de tecnologia lidera expectativas de contratações no Brasil no 3º trimestre

Uma pesquisa de expectativas sobre o cenário de empregos no Brasil, relativa ao terceiro trimestre…

17 horas ago