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Quinze ferramentas essenciais para o gerenciamento de projetos

Os gerentes de projetos de alto nível estão em alta demanda, graças à liderança, ao conhecimento e às capacidades que aportam às equipes de desenvolvimento. Mas ter o conjunto certo de ferramentas para gerenciar, comunicar, colaborar
e manter os projetos progredindo sem problemas é fundamental. E encontrá-lo não é fácil.

Ferramentas de inteligência e análise
Os principais indicadores de desempenho (KPIs) são essenciais para medir e monitorar o desempenho, o progresso e o impacto de um projeto e manter as empresas e as partes interessadas informadas sobre o valor de seus investimentos em qualquer projeto.

Mais importante ainda, os KPIs permitem que os gerentes de projeto e as equipes compreendam como o projeto está sendo bem sucedido e quais os ajustes necessários para o futuro.

Confira abaixo as ferramentas de inteligência e análise de negócios que ajudam os gerentes de projetos a capturar e transformar dados brutos em informações acionáveis ​​para compartilhamento e tomada de decisões.

1  – Cyfe

O Cyfe é um dashboard tudo-em-um, baseado na web, para pequenas, médias e grandes empresas. Permite aos gerentes de projetos, líderes empresariais e outras partes interessadas capturar, monitorar, analisar, medir e compartilhar tudo, desde dados de projetos até marketing, vendas, suporte, infraestrutura e informações de mídia social.

O Cyfe usa widgets pré-construídos para puxar dados de forma segura de serviços populares como Basecamp, Google Calendar, Salesforce, e assim por diante, reduzindo assim a necessidade de soluções alternativas. Os recursos incluem relatórios em tempo real, compartilhamento de painéis personalizáveis, configuração de objetivos, alertas offline, arquivamento e exportação de dados e modo de TV para girar um ou mais painéis para exibição em um monitor de tela grande.

Os painéis podem ser personalizados para equipes de projetos, gerenciamento, clientes, finanças, marketing, vendas, TI e muito mais. As integrações incluem Zapier, Zendesk, FreshBooks, Basecamp, Google Calendar, Salesforce, Xero, Google Analytics e muito mais.

2 – SAP Lumira

O SAP Lumira é uma ferramenta de inteligência e análise de negócios criada para pequenas e grandes empresas. Oferece a capacidade de tirar grandes quantidades de dados de várias fontes e criar uma história usando a visualização de dados. Sua funcionalidade preditiva dá aos usuários o “porquê” por trás dos dados, para ajudar a ampliar a causa raiz e as visualizações de dados, ajudando todos a entender os padrões de dados, facilitando a comunicação.

Com o SAP Lumira, gerentes de projetos, membros da equipe e outras partes interessadas podem criar mapas interativos, gráficos e infográficos que podem ser analisados ​​e compartilhados para uma tomada de decisão mais rápida. Os recursos incluem análises ad hoc, consultas, relatórios, benchmarking, orçamentos, previsão, painéis, análise de dados, visualização de dados, KPIs, métricas de desempenho, análises preditivas, análise de rentabilidade e planejamento estratégico. As integrações de SAP são numerosas; uma lista completa de integrações de aplicativos de comunidade e parceiros está disponível no SAP App Center .

3 – Zoho Reports

Zoho Reports é uma ferramenta de inteligência de negócios baseada na web com uma interface do tipo arrastar e soltar para pequenas, médias e grandes empresas que ajudam os gerentes de projeto, líderes e outras partes interessadas a analisar visualmente seus dados de negócios e tomar decisões informadas. Os gerentes de projetos podem se conectar e combinar dados de várias fontes, analisar dados, criar relatórios e painéis de forma visual e colaborar de forma segura. Os recursos incluem uma variedade de gráficos, widgets, tabelas dinâmicas, componentes de exibição tabular, uma interface de “planilha eletrônica” para a adição, análise e relatórios de dados, funções analíticas pré-construídas e recursos para rastreamento e compartilhamento de KPIs.

O Zoho Reports também oferece um recurso de seleção de gráficos que permite que você escolha entre vários tipos de gráficos e os personalize para atender às suas necessidades. Os relatórios podem ser enviados por e-mail, impressos ou incorporados a apresentações. O Zoho Reports também oferece um conjunto de poderosas APIs baseadas em HTTP.

As integrações incluem aplicativos como Zoho CRM, Zoho Books, Zoho Projects, Zoho Creator, Zoho Recruit, Salesforce CRM, Google Analytics, Google AdWords, QuickBooks, Xero e Zendesk através de conectores pré-fabricados.

Ferramentas de gerenciamento de mudanças

As ferramentas de gerenciamento de mudanças ajudam os gerentes de projetos e os profissionais de gerenciamento de mudanças a garantir que empresas e funcionários estejam adequadamente preparados, à medida que os processos mudam. Essas ferramentas ajudam a identificar as mudanças nos fluxos de trabalho, de documentação, o impacto em várias áreas, e a educar e treinar funcionários em torno dessas mudanças, para assegurar uma transição suave.

4 – TD/OMS
Projetado para equipes de desenvolvimento, a TD/OMS da Remain Software é uma solução de gerenciamento do ciclo de vida da aplicação que ajuda as empresas a responderem a mudanças mais rápido. Suporta plataformas IBM, Windows e Unix / Linux.  E auxilia na melhoria do desenvolvimento de software, modernização, testes, eficiências de implantação, processos de racionalização, redução de defeitos de software e, finalmente, aprimoramento da satisfação do cliente.

Com esta ferramenta, os gerentes de projetos podem rastrear mudanças de software, liberar documentos, simplificar a implantação, melhorar a colaboração em equipe, controlar a qualidade do software e obter informações e análise de ambiente de TI. Os recursos incluem aprovações de fluxo de trabalho, trilhas de auditoria, calendários de mudança, planejamento de mudanças, gerenciamento de conformidade, priorização, gerenciamento de lançamento, gerenciamento de tarefas e gerenciamento de treinamento.

5 – Whatfix

Construído para pequenas, médias e grandes empresas, o Whatfix é uma ferramenta de gerenciamento de mudanças baseada na web que ajuda a criar programas personalizados de treinamento para garantir o gerenciamento bem sucedido da mudança e a migração de software. À medida que as mudanças ocorrem em uma empresa, os guias interativos do Whatfix ajudam a minimizar a produtividade em declínio dos funcionários com treinamento eficiente e onboarding, direcionando usuários ponta a ponta, através de migrações de software. Os recursos incluem widgets de autoajuda para reduzir os custos de suporte, balões de dica interativos sobrepostos para ajudar os funcionários a aprender, desencadeadores de condições de fluxo de trabalho personalizáveis, aprovações de fluxo de trabalho, gerenciamento de conformidade e treinamento, colaboração e bate-papo e análises avançadas para ajudar a medir a eficácia do envolvimento do usuário.

Ferramentas de gerenciamento de projetos

As ferramentas de gerenciamento de projetos são vitais para garantir que as equipes possam se comunicar e colaborar ao longo do ciclo de vida do projeto. Muitas dessas ferramentas permitem que um gerente de projeto compartilhe ideias; atribua, agende e acompanhe a tarefa e controles de progresso; defina e rastreie orçamentos; mantenha sob controle detalhes do projeto; e identifique riscos e problemas. A lista de soluções de gerenciamento de projetos deve ajudá-lo a encontrar o ajuste certo para o seu projeto, programa, portfólio e necessidades comerciais da empresa.

6 – Asana

A solução de gerenciamento de projetos na Web Asana permite aos líderes de projetos levem-os “do caos à clareza”. Projetos podem ser criados e compartilhados com equipes, clientes ilimitados, fornecedores, contratados, terceiros e convidados da organização. A Asana permite que os gerentes de projeto planejem, visualize metas e marcos, estabeleçam tarefas e datas de vencimento e comuniquem prioridades, ofertas, administração central e cobrança. A Asana também permite que as empresas gerenciem usuários e administradores e configure autenticação. O suporte prioritário está disponível através de planos premium que oferecem “Gerenciadores de Sucesso” dedicados que oferecem suporte de primeira linha e ajudam as empresas a maximizar o uso do aplicativo para atender às suas necessidades. Os recursos incluem rastreamento de bugs, gerenciamento de orçamento, rastreamento de tempo e despesas, gerenciamento de recursos e gerenciamento de testes / QA. Asana também oferece painéis e recursos de colaboração, e treinamento de webinar para o aplicativo.

O Asana integra-se com muitos aplicativos da web e móveis, incluindo Google Drive, Dropbox, Box, Slack, Evernote, GitHub, WordPress, Jira, MailChimp, Zendesk, Xendo e muito mais.

7 – Clarizen

O software de gerenciamento de projetos baseado na Web Clarizen ajuda os gerentes de projetos a “conectar e engajar sua força de trabalho”, além de planejar, definir o escopo, estimar, gerar, executar, agendar e monitorar todas as atividades. É uma solução robusta e escalável que oferece gerenciamento de portfólio de projetos, planejamento de projetos, gerenciamento de documentos, modelos, gerenciamento de recursos, solicitação de mudança e gerenciamento de casos, colaboração social, gerenciamento de tarefas, gerenciamento de orçamento e despesas, gerenciamento financeiro e painéis de relatórios personalizáveis.

A Clarizen também oferece segurança corporativa, webinars, treinamento online e em tempo real, colaboração por e-mail usando o Clarizen InterAct, gerenciamento de riscos e integra-se com o Excel, Salesforce, Google Docs, iCal Calendar, Active Directory Sync, Box, Chrome Extensão, Holiday Loader, Google Maps,

8 – Mavenlink

Mavenlink também é uma soulução de gerenciamento de projetos baseada na web capaz de “conectar pessoas, projetos e lucros”, unificando funções essenciais para que as organizações possam planejar e entregar o trabalho, gerenciar recursos financeiros e recursos do projeto e colaborar com equipes distribuídas e clientes. É projetado para organizações de serviços profissionais de pequeno, médio e grande porte, e oferece planejamento de recursos, contabilidade de projetos e recursos avançados de inteligência de negócios, além de relatórios personalizados e 40 relatórios pré-construídos. Os escritórios de gerenciamento de projetos podem usar modelos para replicar e visualizar seu sucesso usando várias ferramentas de gráficos de tempo, e recursos colaborativos que permitem às equipes se concentrar em elementos específicos, como cronogramas, relatórios de despesas, tarefas, provas, arquivos, solicitações de recursos e ordens de mudança. Também dá acesso à documentação, webinars, treinamento online e suporte 24/7 (live rep).

Integra-se com o Intacct, Salesforce, NetSuite, Jira, QuickBooks e Google Drive; e também oferece integrações personalizadas através de sua API.

9 – Wrike

Wrike permite que “sua equipe trabalhe mais rápido e de forma inteligente, envolvendo toda a sua organização”. Esta ferramenta de colaboração de tarefas ajuda as empresas de todos os tamanhos a melhorar a comunicação, transparência e responsabilidade por resultados mais rápidos. Tem painéis visuais e recursos de gestão de recursos e carga de trabalho que ajudam a manter os projetos progredindo no tempo e no orçamento. Os recursos incluem gerenciamento de orçamento, rastreamento de bugs, colaboração, compartilhamento de arquivos, gráficos Gantt, gerenciamento de problemas, gerenciamento de portfólio, planejamento de projetos, gerenciamento de recursos, rastreamento de status, gerenciamento de tarefas e rastreamento de tempo e despesas.

O Wrike integra-se com o GitHub, Jira, Google Drive, Wrike Everywhere, Dropbox, Adobe, Salesforce, Evernote, Zapier, Slack, Hubstaff, Bitium, Marketo, QuickBooks e LinkedIn.

Ferramentas de gerenciamento de requisitos

As ferramentas de gerenciamento de requisitos ajudam os gerentes de projetos e empresas a identificar, documentar, analisar, priorizar, rastrear, monitorar, e controlar os requisitos de versão e as mudanças. As ferramentas de gerenciamento de requisitos listadas abaixo se encaixam no seu orçamentoa, mas se você quiser um exame mais aprofundado sobre como avaliar as ferramentas de gerenciamento de requisitos, consulte ” Como escolher a melhor ferramenta de gerenciamento de requisitos“.

10 – Aha

A Aha é uma solução de gerenciamento de requisitos baseada na web que ajuda as empresas e os gerentes de projetos a “definir o quê, quando e o porquê” dos projetos, antes de iniciá-lo. É uma ferramenta de gerenciamento de requisitos baseada em nuvem que vincula visão e objetivos comerciais com iniciativas, analisando pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças e ajudando a construir um roteiro para atingir metas estratégicas. A Aha oferece design centralizado de requisitos; análise e relatórios; navegação personalizável, layouts e fluxo de trabalho; recursos para priorizar o trabalho planejado e os itens estacionados; maquetes; visualização de dependência; rastreamento de progresso e muito mais.

Integra-se com Trello, Salesforce, Slack, Google Drive, Box, Dropbox, OneDrive, Zapier, G Suite, Zendesk e muito mais.

11 – iRise

O iRise é um software de gerenciamento de requisitos baseado na web que “combina prototipagem com gerenciamento de requisitos para permitir que as partes interessadas interajam e validem os requisitos de negócios antes de se comprometerem com a sua construção”. Os gerentes de projeto podem adicionar navegação, mídia, interações ricas, lógica de negócios e dados de amostra. Isso permite aos usuários “descobrir falhas de projeto, lacunas de requisitos e erros de usabilidade”, de acordo com a empresa. A funcionalidade iRise oferece a capacidade de imitar uma verdadeira experiência de usuário. Os recursos incluem colaboração, rastreamento de histórico, priorização, relatórios de status, relatórios de resumo, listas de tarefas, rastreabilidade e atributos definidos pelo usuário.

O iRise integra-se com Jira, G Suite, IBM Rational, Okta, Blueprint, Rally, Visual Studio, ConfirmIQ, Jama e outras aplicações.

12 – Jama

Jama é um software de gerenciamento de requisitos e desenvolvimento de produtos baseado na web para pequenas e grandes empresas. Permite que as empresas efetivamente capturem, definam e executem projetos para atender aos requisitos do cliente. Oferece colaboração em tempo real; configuração das regras de relacionamento; validação, verificação e teste; comparações de versões; conformidade; governança de fluxo de trabalho e relatórios. Os recursos incluem colaboração, rastreamento de histórico, priorização, relatórios de status, relatórios de resumo, listas de tarefas, rastreabilidade e atributos definidos pelo usuário.

O Jama integra-se com Jira, VersionOne, MagicDraw, TFS, TraceTronic, HPQC, Enterprise Architect e muito mais.

Modelos, listas de verificação e formulários

Além das ferramentas anteriormente mencionadas, existem muitos outros modelos, listas de verificação e formulários que um gerente de projeto pode usar para gerenciar o trabalho com mais eficiência e se tornar mais produtivo. Muitos destes estão disponíveis para download em vários sites de gerenciamento de projetos.

13 – Projectmanager.com

O Projectmanager.com é um site dedicado a ajudar qualquer pessoa interessada em gerenciamento de projetos com ferramentas, dicas, modelos, vídeos, guias e livros. Também promove uma comunidade onde os membros do projeto podem discutir tópicos relevantes. Os modelos disponíveis incluem horários de trabalho, gráficos Gantt, planos de projetos, planilhas de tempo e muito mais. Há mesmo uma série de “Ultimate Guides” para vários tópicos de gerenciamento de projetos.

Além de todas as dicas, vídeos e modelos de treinamento, o Projectmanager.com também oferece software de gerenciamento de projetos onde os profissionais podem planejar, executar, monitorar e relatar as tarefas do projeto, os marcos, as entregas, os horários, os orçamentos, o tempo gasto nas tarefas, a qualidade e muito mais.

14 – Projectmanagement.com
O Projectmanagement.com
 é alimentado pelo Project Management Institute (PMI) e oferece webinar, modelos, dicas, ferramentas, discussões sobre vários tópicos e informações sobre eventos e o que está acontecendo em comunidades de gerenciamento de projetos. As postagens no blog e o conteúdo provêm de vários gerentes de projetos certificados pelo PMI. Os modelos são agrupados por listas de verificação, apresentações, planos de projetos e entregas, enquanto o conhecimento e as ferramentas são agrupados por recursos, educação e centro de referência. Existe uma grande quantidade de recursos para os gerentes de projetos neste site abrangendo tudo para aqueles que consideram uma carreira em gerenciamento de projetos para profissionais experientes.

15- Instituto de Gerenciamento de Projetos

PMI é a organização de certificação de gerenciamento de projetos sem fins lucrativos mais reconhecida globalmente. Oferece informações sobre obtenção de certificados, eventos de gerenciamento de projetos, um centro de conhecimento com conteúdo gerado por seus membros, bem como os levantamentos anuais do “Pulso da Profissão”,  que discutem resultados sobre vários tópicos relevantes e tendências globais, bem como outros boletins e relatórios.

15 ferramentas essenciais de gerenciamento de projetos

FERRAMENTA CATEGORIA TAMANHO DA EMPRESA ALVO VERSÃO GRATUITA TESTE GRÁTIS
Cyfe BI / analítica Mais de 1 000 sim sim
SAP Lumira BI / analítica 1 – 1,000+ sim sim
Zoho Reports BI / analítica 1 – 999 sim sim
TD / OMS Mudar a gestão 1 – 1,000+ sim N / D
Whatfix Mudar a gestão 10 – 1,000+ sim sim
Asana Gerenciamento de Projetos 50 – 1,000+ sim sim
Clarizen Gerenciamento de Projetos 10 – 1,000+ sim sim
Mavenlink Gerenciamento de Projetos 2 – 1,000+ sim sim
Wrike Gerenciamento de Projetos 10 – 1,000+ sim sim
Aha Gerenciamento de requisitos Mais de 1 000 sim Não
eu levanto Gerenciamento de requisitos 1 – 1,000+ sim Não
Jama Gerenciamento de requisitos 10 – 1,000+ sim Não
Projectmanager.com Modelos, listas de verificação, formulários 1 – 1,000+ N / D N / D
Projectmanagement.com Modelos, listas de verificação, formulários 1 – 1,000+ N / D N / D
Instituto de Gerenciamento de Projetos Modelos, listas de verificação, formulários 1 – 1,000+ Não (membro) N / D

Fonte: Capterra

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