“Para viabilizar nosso posicionamento de entregar mais por menos, decidimos pelo modelo de vendas diretas, eliminando intermediários. Com isso, somos mais enxutos, dinâmicos e eficientes. Nosso produto sai da fábrica direto para a casa dos consumidores, gerando o melhor custo-benefício entre os smartphones da mesma faixa de preço”, afirma Marcelo Reis, gerente-geral da empresa.
O executivo, juntamente com Thiago Miashiro e Vinicius Grein, foram os idealizadores do projeto, que levou oito meses para ser desenvolvido e teve como base estudos com consumidores brasileiros.
Esse posicionamento de “entregar mais por menos”, também influenciou na escolha do nome da marca: na física, o mínimo de energia necessária para que um átomo passe de um nível para outro é chamado Quantum, palavra que vem do latim e que significa Quanto. “Traduzindo este conceito para a nossa realidade, com a Quantum permitiremos que nossos consumidores atinjam níveis superiores de tecnologia com o menor investimento necessário”, sintetiza Reis.
Quantum GO
O smartphone está disponível nas cores Champagne Gold, Steel Gray e Frozen White. Possui 0,65 centímetros de espessura e 115 gramas. Ele também é equipado com tela de 5” AMOLED com resolução HD (720 x 1280 pixels) e Gorilla Glass 3 também na parte traseira, para aumentar a resistência.
O dispositivo também conta com uma câmera de 13 megapixels, processador octacore de 1,3 GHz, 2GB de memória RAM e 16 ou 32 GB de memória interna, com entrada para cartões Micro SD que suporta até 32 GB. Além disso, o sistema operacional é o Android 5.1 Lollipop. O aparelho é Dual SIM e tem suporte a Bluetooth 4.0 e porta Micro USB no topo com suporte ao padrão USB On-The-Go (também conhecido como USB OTG), o que permite conectar pendrives compatíveis diretamente ao smartphone e acessar seu conteúdo sem a necessidade de um PC.
Os modelos Quantum GO 4G suportam todas as frequências de redes LTE já em operação no Brasil, 1800 e 2600MHz (Bandas 3 e 7), bem como a frequência de 700MHz (Banda 28), que será liberada para uso a partir de novembro de 2015 e promete maior velocidade de acesso e melhor cobertura de sinal. Para conectividade, há opções 3G e 4G.
Criação
Por já terem trabalhado na Positivo, os jovens apresentaram as ideias para o presidente da empresa, Hélio Bruck Rotenberg, e propor um modelo de negócios, que decidiu apoiá-los. A Quantum, então, surgiu como uma unidade de negócios da Positivo, mas com gestão autônoma e independente.
O projeto conta também com o suporte de outro executivo do setor de tecnologia, Pedro Ripper, CEO e sócio da Bemobi – recentemente adquirida pela Opera Software – e conselheiro da Positivo e GlobeNet, cujo currículo também conta com atuações como presidente da Cisco, do iG e VP da Oi.