A maioria das organizações (76%) avalia que a complexidade de TI poderá tornar impossível o gerenciamento de performance digital de maneira eficiente. A constatação é de estudo feito pela Dynatrace com 800 líderes no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, China, Austrália, Cingapura e México.
Segundo o levantamento, essa complexidade cresce exponencialmente, de forma que uma única transação feita pela web ou por dispositivos móveis passa hoje por uma média de 35 diferentes tecnologias e/ou componentes, em comparação aos 22 sistemas que eram usados há apenas cinco anos.
O crescimento, alerta o estudo, foi impulsionado pela rápida adoção de novas tecnologias nos últimos anos. No entanto, a tendência de aumento está programada para acelerar, com 53% dos CIOs planejando a implementação de um número ainda maior de tecnologias nos próximos 12 meses. A pesquisa revela que entre as tecnologias-chave a serem adotadas nos próximos 12 meses estão Multi-Cloud (95%), Microsserviços (88%) e contêineres (86%).
Como resultado da crescente complexidade, equipes de TI agora gastam em média 29% do seu tempo lidando com problemas de performance digital, o que resulta em um custo de US$ 2,5 milhões por ano por empresa. À medida que procuram uma solução para esses desafios, quatro de cada cinco CIOs (81%) dizem que a Inteligência Artificial (IA) será fundamental para a capacidade da TI dominar a crescente complexidade, sendo que 83% já possuem ou planejam implementar soluções de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) l nos próximos 12 meses.
A pesquisa também identificou os desafios que as organizações acham mais difíceis de superar na migração para os ecossistemas Multi-Cloud e arquitetura nativa de Nuvem. Entre os destaques estão:
Além dos desafios da gestão de um ecossistema de TI muito complexo, a pesquisa também indica que os departamentos de TI estão lutando para acompanhar as demandas internas dos negócios.
De acordo com o levantamento, 74% dos CIOs dizem que o departamento de TI está sob muita pressão para manter as demandas pouco reais da área de negócios e dos usuários finais. 78% ressaltaram também que está ficando cada vez mais difícil encontrar tempo e recursos para responder a quantidade de solicitações das empresas e ainda entregar tudo o que se espera de TI. Em particular, 80% dos CIOs dizem que é difícil mapear métricas da performance digital para o impacto que têm nos negócios.
A cibersegurança está entre os principais desafios para a gestão dos negócios das empresas brasileiras.…
Durante o Febraban Tech 2024, o IT Forum conversou com Rodrigo Vilella, vice-presidente de serviços…
Uma pesquisa recente do Gartner com mais de 1.800 líderes revelou que pouco mais da…
Nos últimos anos, diversas startups de inteligência artificial (IA) da China têm se mudado para…
A Binance, plataforma global de negociação de criptomoedas, divulgou recentemente que seu serviço de pagamento…
Apenas 20% dos principais executivos de finanças (CFOs) das corporações globais estão satisfeitos com o…