Pressionada por covid-19, Stone anuncia corte massivo de 1.300 pessoas

Funcionários representavam 20% da empresa. Em carta a funcionários e ao mercado, CEO detalha decisão dos cortes

Author Photo
3:07 pm - 12 de maio de 2020

A Stone anunciou nesta terça-feira (12) que demitirá 1.300 pessoas, cerca de 20% da empresa. Em carta enviada a funcionários e ao mercado, o CEO Thiago Piau explica os motivos que levaram aos cortes.

“Foi muito duro tomar essa decisão e falo por todos os líderes ao dizer que sofremos em todo esse processo, que não era uma medida que estava nos nossos planos no início da crise”, escreve Piau.

A empresa vinha anunciando medidas de apoio a clientes, incluindo um pacote de R$ 30 milhões que incluía incentivos financeiros e ferramentas para apoiar clientes a vender à distância. Entretanto, assina Piau, o mês de abril veio para colocar perspectivas mais duras.

“Por isso, o nosso planejamento precisa ser revisto. Neste momento, devemos nos basear no presente – e não na expectativa de futuro, como sempre fizemos em um contexto mais estável”, destaca.

O executivo argumenta, no documento, de que a grande queda das vendas no varejo também contribui para um “descasamento entre investimentos e receitas” na Stone.

“Agora que está mais claro o tamanho do impacto, precisamos alocar os recursos na companhia com ainda mais responsabilidade”, escreve. “É o momento de tomar algumas medidas mais austeras”.

As demissões das 1.300 pessoas acontecem de forma imediata, conforme aponta a carta. “A decisão sobre quem deixará a companhia foi tomada com calma e com base nos pilares que ancoram a cultura da Stone: meritocracia, busca pela excelência e carinho pelas pessoas. Vamos preservar aqueles com melhor desempenho em cada área (desempenho no sentido amplo do que isto representa em nossa cultura), consolidar estruturas e melhorar processos”.

Segundo o executivo, as medidas buscam trazer segurança para quem fica. Ele adianta que nos próximos meses a Stone vai acelerar iniciativas para ir além das maquininhas, investindo em serviços financeiros e em ferramentas de venda online.

Piau afirma que a Stone vai oferecer um pacote de ajuda aos funcionários que foram desligados, que engloba a continuidade do plano de saúde por quatro meses, vale alimentação pelos próximos meses, além de apoio financeiro e ajuda na recolocação no mercado.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.