Notícias

Prefeitura de SP moderniza portal SP156 para agilizar registro de pedidos

A Prefeitura de São Paulo anunciou recentemente a modernização do portal de atendimento SP156 (sp156.prefeitura.sp.gov.br) para agilizar os registros de solicitações referentes a mais de 400 serviços disponibilizados para os moradores da capital paulista.

Com uma média de mais de 27 mil diários, conforme a administração municipal, o site agora passa a destacar em sua página principal os 8 temas mais acessados pela população, de forma a facilitar a busca e a localização pelos usuários.

De acordo com a Prefeitura, conteúdos sobre esses assuntos, Rua e Bairro, Lixo e Limpeza, Animais, Trânsito, Transportes e Meio Ambiente, Obras, Imóveis e Habitação ou Comércio e Serviços, representaram mais de 90% do volume de solicitações registrados pela ferramenta no primeiro trimestre deste ano.

Um terço dos pedidos

E o portal de atendimento SP156 funcionou como canal de entrada para 33% dos pedidos (100.464) registrados entre janeiro e março de 2019. A plataforma fica atrás apenas das solicitações direcionadas à central telefônica, que registrou 50% ou 152.891 demandas no período.

Já o aplicativo mobile SP156 foi a terceira plataforma a centralizar os pedidos da população paulistana, registrando 8% ou 25.690 solicitações, enquanto que as praças de atendimento nas Subprefeituras ou Descomplica São Paulo responderam por 5% ou 14.635 demandas.

Navegação mais fácil

Em comunicado, a Prefeitura de SP afirma ainda que a nova versão do site SP156 recebeu elementos visuais que facilitam a navegação, de forma a exigir um menor número de cliques para o registro de solicitações e tornar a ferramenta mais intuitiva.

Além disso, a versão móvel do portal também foi aprimorada pela administração para garantir que os usuários possam acessar os serviços de forma simples pelo celular, assim como o canal de busca que recebeu melhorias para o apoio à localização de serviços adicionais.

“Diagnosticamos que a linguagem complexa e o excesso de possibilidades na tela inicial, muitas vezes, acabavam por confundir o cidadão. Nosso objetivo é aprimorar não apenas a qualidade do atendimento nas praças físicas, mas também a funcionalidade dos serviços eletrônicos”, afirma o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, explica Daniel Annenberg.

Segundo a Prefeitura, essas mudanças na apresentação dos conteúdos e no formato de navegação foram planejadas com base em entrevistas presenciais com usuários do canal durante o período de cinco semanas, envolvendo testes e validações com quem, de fato, utiliza a ferramenta.

Recent Posts

Novos executivos da semana: NTT Data, PicPay e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

16 horas ago

Dica para estudantes: 10 cursos gratuitos de tecnologia para suas férias

É claro que descansar é importante e um direito de todos, mas estudantes também podem…

21 horas ago

3 usos de IA que estão mudando o setor de publicidade

A inteligência artificial (IA) tem provocado mudanças significativas no setor de publicidade, oferecendo novas possibilidades…

2 dias ago

Fraudes bancárias estão mais complexas, mas IA generativa ainda não é solução

As fraudes contra instituições financeiras, tradicionalmente, acontecem quando um terceiro não autorizado assume o controle…

3 dias ago

61% das empresas brasileiras investiram mais de R$ 52 mi em nuvem em 2023

Mais da metade (61%) das organizações brasileiras investiram mais de R$ 52 milhões em nuvem…

3 dias ago

Impulsione sua carreira: 5 cursos e vagas de TI com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

3 dias ago