Notícias

Prefeitura de Jundiaí lança assistente com IA para esclarecer covid-19

A Prefeitura de Jundiaí, no interior de São Paulo, está lançando um assistente virtual baseado no IBM Watson Assistant para responder às dúvidas dos cidadãos relacionadas à covid-19. O serviço pode ser acessado por meio do site da prefeitura. A aplicação foi desenvolvida pela Masterdom.

A iniciativa é parte das ações da Prefeitura de Jundiaí para combater o coronavírus, cujos esforços foram reconhecidos e indicados pela ONU para integrar o Mapa da Reação, um mapeamento oficial das soluções inovadoras que apoiam a resposta do Brasil aos problemas causados pela pandemia.

“A transparência e o acesso às informações são, também, auxiliares no combate à pandemia”, avalia o Prefeito de Jundiaí Luiz Fernando Machado. “Entendemos que para ter êxito nas ações de enfrentamento, é necessário que haja esforços conjuntos entre o governo e a população. Por isso, fizemos o sistema de monitoramento do coronavírus chegar às pessoas para mostrar o cenário epidemiológico real da cidade e facilitar o entendimento sobre a necessidade de prevenção. Agora, com a nova ferramenta para assistência virtual, conseguimos fortalecer as medidas preventivas colocadas em prática pela Prefeitura. Trata-se de uma doença nova e todas as alternativas lançadas para esclarecimentos de dúvidas devem estar ao alcance das pessoas”, complementa.

Como funciona

Batizado de Milla, o novo assistente virtual oferece à população um canal de fácil acesso onde as pessoas podem tirar suas dúvidas de forma rápida. A solução visa prover respostas automatizadas às perguntas frequentes sobre sintomas, recomendações de saúde e higiene, orientações sobre os serviços municipais e outras dúvidas relacionadas a covid-19. A Milla também é habilitada para direcionar o atendimento a um especialista humano, caso o usuário precise de apoio adicional emocional ou de saúde.

A plataforma Milla utiliza recurso de IA baseado no IBM Watson Assistant e foi alimentada com dados disponibilizados por profissionais da Prefeitura de Jundiaí, para responder aos cidadãos com informações oficiais nacionais e municipais. O assistente virtual foi treinado por especialistas da Masterdom com o apoio e desenvolvimento das integrações técnicas da CIJUN – Companhia de Informática de Jundiaí – e pode entender e interagir com as pessoas em linguagem natural.

“Estamos em um momento crucial para a cidade de Jundiaí, no qual a cooperação entre os setores privado e público é essencial para melhorar cada vez mais o atendimento aos cidadãos, e neste sentido nossa parceria com a Masterdom e com o uso da tecnologia IBM foi fundamental”, diz Amauri Marquezi, CEO da CIJUN. “O uso de novas tecnologias, como inteligência artificial, nos ajuda a estar mais perto dos cidadãos, a reduzir tempos de espera, a atender às suas necessidades atuais em termos de informação, dar assistência e até suporte psicológico”.

Recent Posts

Diretora da Secom defende referencial regulatório para o setor de tecnologia com IA

Os desafios trazidos pela regulamentação da inteligência artificial (IA) no Brasil podem exigir a criação…

41 minutos ago

Dois casos de uso: rompendo silos de dados para alcançar visão 360º dos negócios

Equipes de TI de grandes organizações gerenciam múltiplos sistemas, incluindo plataformas CRM, sistemas de gestão…

2 horas ago

EXCLUSIVA: Mercado brasileiro inspira ACI Worldwide e RS2 em parceria de novo produto

A ACI Worldwide e a RS2 fizeram uma parceria para criar uma solução única para…

17 horas ago

Novo assistente de voz da Kyutai desafia líderes de mercado da IA

Em um evento realizado na última quarta-feira (03) em Paris, o laboratório de pesquisa em…

18 horas ago

Transparência da IA generativa é chave para 82% dos CEOs brasileiros

Um estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM divulgado essa semana revela que…

19 horas ago

Profissionais de TI, educação e finanças são os que mais buscam conhecimento sobre IA

Profissionais das áreas de desenvolvimento de software (12,5%), educação (8,23%) e finanças (8,17%) são os…

20 horas ago