A Prefeitura de Jundiaí, no interior de São Paulo, está lançando um assistente virtual baseado no IBM Watson Assistant para responder às dúvidas dos cidadãos relacionadas à covid-19. O serviço pode ser acessado por meio do site da prefeitura. A aplicação foi desenvolvida pela Masterdom.
A iniciativa é parte das ações da Prefeitura de Jundiaí para combater o coronavírus, cujos esforços foram reconhecidos e indicados pela ONU para integrar o Mapa da Reação, um mapeamento oficial das soluções inovadoras que apoiam a resposta do Brasil aos problemas causados pela pandemia.
“A transparência e o acesso às informações são, também, auxiliares no combate à pandemia”, avalia o Prefeito de Jundiaí Luiz Fernando Machado. “Entendemos que para ter êxito nas ações de enfrentamento, é necessário que haja esforços conjuntos entre o governo e a população. Por isso, fizemos o sistema de monitoramento do coronavírus chegar às pessoas para mostrar o cenário epidemiológico real da cidade e facilitar o entendimento sobre a necessidade de prevenção. Agora, com a nova ferramenta para assistência virtual, conseguimos fortalecer as medidas preventivas colocadas em prática pela Prefeitura. Trata-se de uma doença nova e todas as alternativas lançadas para esclarecimentos de dúvidas devem estar ao alcance das pessoas”, complementa.
Batizado de Milla, o novo assistente virtual oferece à população um canal de fácil acesso onde as pessoas podem tirar suas dúvidas de forma rápida. A solução visa prover respostas automatizadas às perguntas frequentes sobre sintomas, recomendações de saúde e higiene, orientações sobre os serviços municipais e outras dúvidas relacionadas a covid-19. A Milla também é habilitada para direcionar o atendimento a um especialista humano, caso o usuário precise de apoio adicional emocional ou de saúde.
A plataforma Milla utiliza recurso de IA baseado no IBM Watson Assistant e foi alimentada com dados disponibilizados por profissionais da Prefeitura de Jundiaí, para responder aos cidadãos com informações oficiais nacionais e municipais. O assistente virtual foi treinado por especialistas da Masterdom com o apoio e desenvolvimento das integrações técnicas da CIJUN – Companhia de Informática de Jundiaí – e pode entender e interagir com as pessoas em linguagem natural.
“Estamos em um momento crucial para a cidade de Jundiaí, no qual a cooperação entre os setores privado e público é essencial para melhorar cada vez mais o atendimento aos cidadãos, e neste sentido nossa parceria com a Masterdom e com o uso da tecnologia IBM foi fundamental”, diz Amauri Marquezi, CEO da CIJUN. “O uso de novas tecnologias, como inteligência artificial, nos ajuda a estar mais perto dos cidadãos, a reduzir tempos de espera, a atender às suas necessidades atuais em termos de informação, dar assistência e até suporte psicológico”.
Os desafios trazidos pela regulamentação da inteligência artificial (IA) no Brasil podem exigir a criação…
Equipes de TI de grandes organizações gerenciam múltiplos sistemas, incluindo plataformas CRM, sistemas de gestão…
A ACI Worldwide e a RS2 fizeram uma parceria para criar uma solução única para…
Em um evento realizado na última quarta-feira (03) em Paris, o laboratório de pesquisa em…
Um estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM divulgado essa semana revela que…
Profissionais das áreas de desenvolvimento de software (12,5%), educação (8,23%) e finanças (8,17%) são os…