Categories: Notícias

Prefeito do Rio sanciona parcialmente projeto de lei que proíbe Uber

A prefeitura do Rio de Janeiro sancionou parcialmente hoje (30/9), em publicação no Diário Oficial, o Projeto de Lei 122/2015, aprovado na Câmara de Vereadores, que prevê multa aos motoristas que prestarem serviço de transporte por meio do aplicativo Uber. Entre os vetos, estão algumas normas para o serviço de táxis para portadores de deficiência e a possibilidade de picapes ou caminhonetes serem táxis.

A prefeitura pretende criar um serviço público semelhante ao Uber para o celular, que será obrigatório para os taxistas e que permitirá à população fazer reclamações. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, uma comissão da prefeitura avaliará as propostas apresentadas pelas empresas por meio de um chamamento público e passará aos taxistas no período de um mês. Depois, o aplicativo será disponibilizado gratuitamente para os cidadãos.

Em nota, a Uber afirma que o prefeito sancionou uma lei completamente inconstitucional, que visa a banir a tecnologia da cidade, deixando os cariocas com menos opções para se movimentar. Acrescenta que “medidas judiciais cabíveis estão sendo analisadas” já que, segundo a Uber, o serviço prestado pelos motoristas parceiros “é completamente legal e respaldado por leis federais”.

No texto, a empresa lembra que mais de 700 mil e-mails foram enviados ao prefeito Eduardo Paes para que houvesse o veto integral do PL 122/15.

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

6 horas ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

7 horas ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

7 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

8 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

8 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

9 horas ago