PPG adota ERP da Oracle para melhorar os processos internos
Com o objetivo de melhorar os processos internos, aumentar a produtividade e substituir um sistema local e com alto nível de customizações, a PPG Industries adotou a solução de gestão empresarial (ERP) da Oracle. Com investimento de R$ 20 milhões, o Oracle EBS (e-Business Suite) R12 foi selecionado para que a unidade brasileira da empresa fique alinhada à operação global do Grupo.
Como principais benefícios, a PPG ganhou produtividade e eficiência – especialmente nas áreas de compras, produção, supply-chain e vendas, melhora na gestão do negócio, redução dos níveis de estoque da empresa, eliminação de informações duplicadas e incorretas, maior qualidade dos dados disponíveis aos clientes e também aos gestores da empresa, para tomada de decisões estratégicas, além de garantir maior segurança para as operações da companhia.
A solução permite, ainda, o uso de ferramentas avançadas de planejamento e o acompanhamento dos pedidos de clientes ao longo do mês, para uma gestão do negócio eficaz.
“A adoção do sistema da Oracle tem por objetivo o alinhamento de nossas unidades de negócios, fortalecendo a eficiência operacional e simplificando processos, suportados por um sistema robusto e confiáve”, avalia Carlos Santa Cruz, diretor-presidente da PPG Industries para o Brasil e a América Latina.
Para a implementação da solução, a PPG contou com uma equipe dedicada ao projeto com mais de 50 pessoas. “Aliado a esse sistema, também estamos implementando outras soluções integradas que gerarão outros benefícios, como Softway, para comércio exterior; Mastersaf, solução fiscal; SageXRT, para tesouraria, e Microsoft Dynamics, para o CRM da empresa”, explica Fábio Falcão, diretor de projetos da PPG Industries.
De acordo com o executivo, além de contar com recursos da Oracle durante a implementação, um dos diferenciais do projeto foi a participação de 25 usuários-chave das áreas de negócio durante todo o processo, mantendo todas as características e as especificidades da PPG e garantindo que todas as necessidades fossem identificadas e atendidas prontamente. Além disso, a preocupação com os impactos que essa mudança poderia gerar nos clientes sempre foi considerada e esse risco mitigado.