Huawei Cloud completa dois anos com sede de crescimento

Uma das três maiores nuvens públicas em IaaS do Brasil, companhia lança campanhas para ampliar ecossistema de parceiros e estimular uso por parte de startups

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7:06 pm - 30 de novembro de 2021

A Huawei Cloud acaba de completar dois anos de operação no mercado brasileiro. Sua oferta de nuvem pública chega a 2021 entre as três maiores do país na categoria IaaS, como uma das poucas capazes de levar soluções fim a fim aos seus clientes e com foco nas oportunidades de crescimento. A companhia acaba de anunciar campanhas para ampliar seu ecossistema de parceiros e o uso de sua infraestrutura por startups locais.

O caminho até aqui começou, de fato, em 2017, com serviços oferecidos no Brasil por meio de uma joint-venture com o Grupo Telefonica. “Em 2019, passamos a operar somente como Huawei Cloud já com vários clientes utilizando nossa nuvem”, explica Alexandre Morige, diretor de desenvolvimento de negócios da Huawei Cloud.

“De lá para cá, nossa plataforma passou a ser utilizada por empresas que são hoje referência em seus setores de atuação”, ressalta. Nestes dois anos, a Huawei Cloud lançou mais de 210 serviços, em 18 categorias diferentes, abrangendo desde armazenamento, rede e banco de dados até Inteligência Artificial.

Um exemplo é o Model Arts, plataforma completa de desenvolvimento de IA que permite a desenvolvedores de qualquer nível técnico construir e implementar modelos com rapidez desde a nuvem até a borda, para acelerar a implementação de soluções personalizadas de Inteligência Artificial nas rotinas de negócios das empresas.

“O Model Arts é usado, inclusive, por parceiros especializados em IA, que de alguma forma tiram proveito dos recursos para acelerar detecções que a plataforma pode prover, seja em análise de dados, de imagens ou de reconhecimento facial”, diz Morige Na prática, o Model Arts potencializa componentes de IA, integrando-os com o negócio e favorecendo o desenvolvimento de novas soluções para o mercado.

Morige cita o próprio Centro de Distribuição da Huawei, em Sorocaba (SP), como modelo de otimização de processos criado a partir do Model Arts. “Usando uma rede 5G privada, que foi ativada em 2020, a plataforma é utilizada em aplicações como a conexão de robôs móveis para funções logísticas”, explica.

 

Mais crescimento

Com a infraestrutura consolidada, assim como os serviços, a Huawei Cloud se lança agora em uma nova onda de crescimento. Um dos pilares fundamentais do movimento é o ecossistema de parceiros da companhia, que hoje integram o HCPN (Huawei Cloud Partner Network). “Esse ecossistema tem crescido tanto em volume de parceiros quanto na geração de negócios por parte deles”, afirma.

Por causa disso, a Huawei segue fortalecendo esse pilar e intensificando o recrutamento de novos parceiros: nos últimos cinco meses cerca de 40 foram incluídos no quadro que hoje soma mais de 250 em todo o Brasil.

Ainda em relação às parcerias, a Huawei vem apostando na relação com um distribuidor para atender canais que vendam software e hardware e estejam interessados em comercializar a nuvem da companhia. “Estamos trabalhando para construir um ecossistema cada vez mais forte e consistente para atender às demandas do mercado brasileiro”, comenta Morige.

O executivo ressalta que a companhia vem dando destaque para dois tipos de parceiros: consultorias que tenham como principal oferta os serviços de valor agregado baseados em nuvem, tais como migração em nuvem, integração, operação etc.; e os parceiros de tecnologia, que são aqueles focados no desenvolvimento de software e que levam ao mercado uma oferta conjunta de suas aplicações rodando na nuvem Huawei.

Outro forte pilar de crescimento devem ser as startups e, de olho nelas, a Huawei Cloud lançou recentemente o Programa Spark, permitindo que cada startup participante receba cupons de até US$ 100 mil para serem utilizados na Huawei Cloud por ano, além de suporte técnico e de entrada no mercado.

Morige lembra que o Huawei Spark é um programa de aceleradores híbridos lançado globalmente em 2020 com o objetivo de incubar e impulsionar o crescimento de startups de tecnologia para um mundo totalmente conectado e inteligente. “A iniciativa está aberta a todos os países da América Latina, com grande foco no Brasil, tornando-se uma grande oportunidade para as startups se juntarem à Huawei Cloud”, diz, lembrando que as startups candidatas serão classificadas com base em quatro níveis diferentes, em um sistema no qual os benefícios aumentarão à medida que o nível subir.

É com base nestes pilares que a Huawei Cloud tem se preparado para manter o ritmo de crescimento de suas ofertas de nuvem pública. “Todas estas iniciativas suportam nosso principal diferencial, que é favorecer o crescimento digital de nossos clientes e levar a eles vantagens como aumento de produtividade, redução de custos e mais segurança”, conclui Morige.