Notícias

Por que a PwC está investindo US$ 3 bi no desenvolvimento de funcionários?

Na era digital, a busca por talentos prontos para essa nova realidade é desafiadora. Estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) indicam que existem atualmente 845 mil empregos no setor de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, e a demanda anual por talentos projetada entre 2019 e 2024 é de 70 mil profissionais.

Contudo, apenas 46 mil pessoas se formam por ano no Ensino Superior com o perfil necessário para atender a essas vagas. Os números mostram que a conta não fecha e o mercado de TI pode apresentar um gap de 290 mil talentos em 2024, podendo piorar sobremaneira nos anos seguintes.

Ciente desse quadro, a PwC decidiu iniciar um ambicioso plano de upskilling dos seus talentos em todo o mundo. Para isso, a consultoria está investindo US$ 3 bilhões para capacitar seus funcionários para o mundo digital e desenvolver tecnologias para apoiar clientes.

Sergio Alexandre, digital partner da PwC, explica que a ideia do upskilling é mexer com o status quo da empresa e dos colaboradores, tirando-os da zona de conforto, oferecendo mais subsídios para que eles estejam preparados para atender o cliente de hoje e de amanhã.

“Estamos trabalhando a transformação de dentro para fora. Definimos que teríamos uma plataforma digital para clientes, porque identificamos que temos de ajudá-lo em um novo modelo de negócios, mas colocando o ser humano no centro”, sintetiza.

A PwC entende que esse movimento é muito mais cultural do que tecnológico. Assim, com o programa, a companhia pode identificar rapidamente as lacunas e as incompatibilidades de habilidades atuais dos seus talentos e criar uma estratégia de habilidades à prova do futuro.

Novas competências

Alexandre conta que cinco países, incluindo o Brasil, estão em plena jornada de upskilling dos seus talentos. São diferentes programas que atendem às necessidades específicas dos colaboradores da empresa, que vão desde academias de habilidades a aplicativos digitais de fitness a desenvolvimento de lideranças.

Além disso, uma parte da força de trabalho da PwC desenvolverá habilidades especializadas em áreas como análise de dados, automação de processos de robótica e inteligência artificial (AI). Isso os ajudará a entender o potencial das novas tecnologias para que possam aconselhar clientes, comunidades e outras partes interessadas.

Victor Costa, arquiteto de cloud da PwC, é um dos colaboradores da companhia que participa agora do programa. Ele é chamado de ‘accelerator’ e desde novembro de 2019 participa de um curso intensivo na Fiap para conquistar novas capacidades em analytics.

Victor Costa, arquiteto de cloud da PwC

Com um mix de aulas presenciais e on-line, Costa revela que no começo do curso grande parte das aulas foi presencial e dedicou-se exclusivamente a elas. Passada essa fase, todo dia há aula digital, durante o horário de trabalho, e uma vez por semana presencial. Em julho de 2020 encerram-se as aulas e depois dois meses serão dedicados ao trabalho de conclusão do curso. “Há forte apoio da gestão. Embora eu tenha minhas atividades da área, a gestão abraça o propósito do projeto. Assim, nos sentimos confortáveis de estar no trabalho, mas também estudar.

Há oito meses na PwC, Costa tem experiência em outras empresas de tecnologia e viu a oportunidade de capacitação como elemento-chave para preparar-se para o futuro e ficar em linha com as demandas digitais dos clientes. “O curso engloba tecnologias em alta e ajuda nas rotinas”, contou, completando que há tambpem momentos para desenvolvimento de competências comportamentais, com dinâmicas de design thinking e storytelling.

Recent Posts

X: União Europeia adverte plataforma de Elon Musk por conteúdo perigoso

A União Europeia está se preparando para emitir uma advertência formal à plataforma de mídia…

49 minutos ago

Diretora da Secom defende referencial regulatório para o setor de tecnologia com IA

Os desafios trazidos pela regulamentação da inteligência artificial (IA) no Brasil podem exigir a criação…

2 horas ago

Dois casos de uso: rompendo silos de dados para alcançar visão 360º dos negócios

Equipes de TI de grandes organizações gerenciam múltiplos sistemas, incluindo plataformas CRM, sistemas de gestão…

3 horas ago

EXCLUSIVA: Mercado brasileiro inspira ACI Worldwide e RS2 em parceria de novo produto

A ACI Worldwide e a RS2 fizeram uma parceria para criar uma solução única para…

18 horas ago

Novo assistente de voz da Kyutai desafia líderes de mercado da IA

Em um evento realizado na última quarta-feira (03) em Paris, o laboratório de pesquisa em…

19 horas ago

Transparência da IA generativa é chave para 82% dos CEOs brasileiros

Um estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM divulgado essa semana revela que…

20 horas ago