Categories: Notícias

Pesquisa: indústria de celulares terá grandes desafios em 2009

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (09/02) pela In-Stat mostra que a indústria de celulares deve enfrentar grandes desafios em 2009. Segundo a empresa, com o enfraquecimento da economia mundial, as previsões para o setor, depois de 25 anos de bom crescimento, não são muito animadoras.

A In-Stat destaca as ramificações dos fabricantes de aparelhos, semicondutores e também das operadoras. Para o analista da consultoria, Allen Nogee, o setor, diferente de outras épocas, pode ser afetado pela crise econômica. Nogee lembra que o cenário atual já impactou o mercado na Europa, Ásia e América do Norte e alerta para a falta de novas funções que possam alavancar as vendas.

Outra ressalva feita pelo analista está no fato da TV móvel, lançada no ano passado, ter se tornado popular em apenas algumas regiões.

Números

O levantamento da In-Stat apontou que a estimativa é de um embarque de cerca de 1,2 bilhão de celulares em 2008, número alto, mas com taxa de crescimento em tendência de queda. Além disso, a consultoria revelou que, para os próximos cinco anos, a receita com semicondutores para celular deve crescer apenas 3,3%.

Um número positivo mostrado pelo estudo é em relação aos celulares com Wi-Fi: as embarcações devem quadruplicar de 2008 até 2012.

Recent Posts

Google Cloud anuncia programa de capacitação em IA e nuvem para 3 milhões de brasileiros

O Google Cloud anunciou a ampliação de sua meta de qualificação profissional no Brasil e…

28 minutos ago

Com a IA, setor de saúde vive revolução que o marketing digital proporcionou há dez anos

por Eduardo Barros A transformação da inteligência artificial (IA) nos negócios lembra o que aconteceu…

1 hora ago

UE ordena que Meta reabra WhatsApp a chatbots rivais

A Comissão Europeia determinou que a Meta reestabeleça o acesso de assistentes de inteligência artificial…

16 horas ago

IPO da SpaceX chega ao mercado como aposta de US$ 1,75 trilhão em IA, não em foguetes

As negociações com as ações da SpaceX têm início nesta quinta-feira, 12, em uma oferta…

17 horas ago

IA muda jornada de compra e devolve relevância aos sites de avaliação B2B, diz Forrester

A ascensão dos agentes de inteligência artificial (IA) está criando uma oportunidade para plataformas de…

17 horas ago

Prêmio Executivo de TI do Ano 2026: conheça os critérios de avaliação

Continuam abertas as inscrições para o prêmio Executivo de TI do Ano 2026. A iniciativa,…

18 horas ago