Categories: Notícias

PCs e impressoras não estão mortos, garante CEO da HP Inc.

Mesmo maduro, o mercado de impressoras de grande formato segue aquecido, segundo relatório recente da IDC, fazendo de 2016 um bom ano para produtos do tipo. Em primeiro lugar nesse segmento no segundo trimestre de 2016, de acordo com a consultoria, com 46% de market share em todo o mundo, a HP Inc. está com apetite para crescer e quer uma fatia ainda maior no setor. 

“Estamos bem preparados para o futuro. PCs e impressoras não estão mortos”, garantiu o presidente e CEO da HP Inc, Dion Weisler, em conferência para parceiros ontem (12/9) em Boston (EUA). 

O mercado de PCs também mostra sinais de recuperação. Dados divulgados recentemente pela IDC apontam que o segundo trimestre de 2016 foi positivo para o mercado brasileiro de computadores, com salto de 13% em comparação aos três primeiros meses do ano. Contribuiu para o quadro a estabilidade do dólar, que diminuiu os preços dos computadores. É por isso que, segundo Weisler, a HP Inc. continua inovando no segmento. 

Ron Coughlin, presidente de Sistemas Pessoais da HP Inc., afirmou que a companhia já está, inclusive, superando a concorrência em computadores. Até pouco tempo, disse, a fabricante considerava a Apple intocável. “Mas agora ela já não é mais. Ela não está mais liderando tendências de design ou inovação e não está ganhando participação de mercado. Nós, sim”, garantiu.

As vendas de PCs no segundo trimestre de 2016, com dados da IDC, endossam a fala do executivo. No período, a HP passou a ser responsável por 20,8% do mercado, enquanto a Apple ficou com 7,1%. “Metade dos PCs em todo o mundo tem mais de quatro anos de idade. Com tanta inovação chegando, vamos fazer as pessoas mudarem de computador”, desafiou, completando que o mercado apresenta oportunidade de US$ 340 bilhões.

E para aguçar o desejo dos consumidores mais exigentes, Coughlin afirmou que a empresa de Cupertino, nos Estados Unidos, está reinventando o mercado de PCs com opções de ultrabooks, máquinas dois em um e agora com uma nova categoria de dispositivo. “Não se trata de um smartphone, nem computador, nem tablet. São os três”, classificou Marcos Razón, vice-presidente e gerente-geral da HP Inc. para América Latina. 

Coughlin disse em sua apresentação que o produto é perfeito para trabalhadores móveis. Para o executivo, esse mercado vai crescer sobremaneira e a HP Inc. está capacitada para liderá-lo. “Além disso, dispositivos como esse demandam serviços e esperamos que a maioria da receita com serviços venha de parceiros.”

Uma das áreas promissoras em impressão citadas pelos executivos da HP Inc. e da qual a fabricante passou a fazer parte recentemente, é a 3D. Globalmente, esse mercado encerará 2016 com faturamento na casa dos US$ 15,9 bilhões, chegando a US$ 35,4 bilhões até 2020. Segundo relatório da IDC, a taxa crescimento anual composta de 24% será conduzida pela incansável procura por redução de custos em processos de manufatura. “É um setor em desenvolvimento”, apontou Alfredo Cors, diretor da categoria de impressão da HP Inc. para América Latina. 

Enrique Lores, presidente de Soluções de Impressão da HP Inc., citou ainda os negócios gráficos como oportunidade. Lembra da personalização das latas da Coca-Cola com o nome das pessoas? É um dos exemplos de como a fabricante tem contribuído para esse segmento. 

Mesmo para o consumidor final, há expectativas de salto, assegurou Lores. “Acreditamos na impressão para compartilhar sentimentos. As fotos que as pessoas tiram estão presas em seus dispositivos. Queremos libertá-las. Fotografias querem ser tocadas e beijadas. E isso não é possível nas telas. Simplificar a forma de imprimir a partir de dispositivos móveis é o que temos feito para mudar isso. Não só simplificar, mas introduzir novos conceitos”, explicou.

*A jornalista viajou a Boston (EUA) a convite da HP Inc.

Recent Posts

KPMG: 3 desafios (e oportunidades) de cibersegurança para empresas de TI, mídia e telecom

A consultoria multinacional KPMG publicou recentemente um relatório que traz considerações, desafios e oportunidades para…

8 minutos ago

Amazon e Austrália investirão US$ 1,3 bilhão em infraestrutura de dados confidenciais

A Amazon e o governo australiano anunciaram uma parceria estratégica para desenvolver um avançado sistema…

1 hora ago

X: União Europeia adverte plataforma de Elon Musk por conteúdo perigoso

A União Europeia está se preparando para emitir uma advertência formal à plataforma de mídia…

2 horas ago

Diretora da Secom defende referencial regulatório para o setor de tecnologia com IA

Os desafios trazidos pela regulamentação da inteligência artificial (IA) no Brasil podem exigir a criação…

3 horas ago

Dois casos de uso: rompendo silos de dados para alcançar visão 360º dos negócios

Equipes de TI de grandes organizações gerenciam múltiplos sistemas, incluindo plataformas CRM, sistemas de gestão…

4 horas ago

EXCLUSIVA: Mercado brasileiro inspira ACI Worldwide e RS2 em parceria de novo produto

A ACI Worldwide e a RS2 fizeram uma parceria para criar uma solução única para…

19 horas ago