Categories: Notícias

Pague Menos e IBM selam acordo de dez anos para projeto de analytics

A rede de Farmácias Pague Menos e a IBM firmaram um acordo de dez anos para o desenvolvimento de um projeto de modernização tecnológica que contempla as mais de 710 lojas das Farmácias Pague Menos em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O objetivo é usar analytics e outras soluções para ampliar a eficiência operacional da rede e garantir uma experiência aprimorada de compra para os clientes, afirma Rodrigo Kede, presidente da IBM Brasil.
O projeto, que não teve o valor do investimento revelado, está focado em cinco áreas: Experiência do Cliente, Lojas, Logística, Dinâmica Comercial & Cadeia de Suprimentos e Gestão do Ciclo de Vida de Produtos. “Estamos nos posicionando como parceiro estratégico para contribuir para o crescimento da Pague Menos”, relata o presidente da IBM.
O fundador e presidente da Pague Menos, Francisco Deusmar, afirma que o objetivo de todo empreendedor é que sua empresa se perpetue. “Mas sem TI não é possível crescer”, acredita. Segundo ele, o projeto vai trazer o que há de mais moderno em tecnologia para o varejo. “Queremos melhorar rentabilidade, logística e preço, revertendo de forma positiva para o cliente”, completa. A previsão da Pague Menos é aumentar de 1% a 3% o faturamento logo na primeira fase do projeto e economizar R$ 150 milhões.
Kede diz que o varejo tende a ser grande usuário de soluções analíticas. A IBM, em linha com a tendência, direcionou nos últimos anos mais de US$ 17 bilhões na compra de companhias do setor para impulsionar a estratégia de analytics. No Brasil, o Grupo Pão de Açúcar é um dos clientes da IBM e, globalmente, uma das maiores referências é o Walmart.
A primeira fase do projeto na Pague Menos, que consumirá os próximos seis meses, contempla a otimização de preços, explica Kede, por meio de análises da concorrência, perfil do cliente e itens mais vendidos. Todas as informações analisadas estão na nuvem da IBM.
Deusmar afirma que este será um projeto ambicioso que incluirá mobilidade e outros elementos que compõe o Omni-Channel. Como exemplo, ele cita a compra de uma caixa de comprimido. Quando a medicação estiver acabando, a Pague Menos enviará um e-mail ou um SMS avisando ao consumidor que é preciso comprar novamente a medicação.
“Queremos antecipar as necessidades dos clientes. Dessa forma, também poderemos aplicar descontos e usar outras formas de relacionamento”, conta. Atualmente, o programa de fidelidade da rede é composto por 5 milhões de cartões. “Vamos iniciar a análise de todos esses dados e a partir daí criar diversas ações”, completa.

Recent Posts

Deloitte: infraestrutura é prioridade entre investimentos em cibersegurança no Brasil

A cibersegurança está entre os principais desafios para a gestão dos negócios das empresas brasileiras.…

8 horas ago

Visa e Mastercard: de pagamentos a segurança digital

Durante o Febraban Tech 2024, o IT Forum conversou com Rodrigo Vilella, vice-presidente de serviços…

10 horas ago

Gartner: 55% das organizações já têm um conselho de IA

Uma pesquisa recente do Gartner com mais de 1.800 líderes revelou que pouco mais da…

10 horas ago

Startups de IA da China migram para Singapura em busca de expansão global

Nos últimos anos, diversas startups de inteligência artificial (IA) da China têm se mudado para…

11 horas ago

Binance Pay cresce 57% em volume de transações no 1º trimestre de 2024

A Binance, plataforma global de negociação de criptomoedas, divulgou recentemente que seu serviço de pagamento…

12 horas ago

Apenas 20% dos CFOs estão satisfeitos com investimentos feitos em TI

Apenas 20% dos principais executivos de finanças (CFOs) das corporações globais estão satisfeitos com o…

13 horas ago