Notícias

Os fantasmas da nossa mente assombram nossos negócios

Por conta da minha área de atuação tenho lido muito sobre transformação digital, mas visto pouco reforço em um ponto importante. Muito mais do que tornar os processos mais eficientes e ágeis, esse novo momento tem forte relação com a evolução da cultura de pessoas e empresas. Acredito que, para que ela faça sentido e realmente aconteça, é preciso abandonar antigos pensamentos e padrões de comportamentos sem medo de ser feliz.

Veja alguns exemplos. Em um passado não muito distante, pessoa de destaque era aquela que detinha o conhecimento, enquanto hoje, tem valor aquele que sabe onde procurar a informação e o que fazer com ela em prol de alguma causa pessoal ou coletiva. Vez ou outra, vejo profissionais resistentes a desenvolver processos básicos em cloud computing ou irritados pelo excesso de controles de métricas. Isso é pura perda de tempo, pois boa parte do mundo já subiu para a nuvem e as empresas precisam se basear em dados para prosperar e se manterem competitivas.

Não tenho a intenção de gerar pânico com esse artigo, apenas fazer um alerta para que as pessoas se abram para as mudanças se quiserem manter a empregabilidade, independentemente da geração a que pertençam. Então, não crie raiz apenas no seu quadrado. Leia, estude, informe-se e desenvolva habilidades. Crie o hábito de entender de que forma suas ações podem agregar mais valor aos projetos que precisa desenvolver. Busque tempo para conhecer pessoas, sem preconceitos. Você nunca sabe a quem precisará recorrer em um momento estratégico da vida.

Antene-se aos movimentos que acontecem no mundo e ao seu redor. No ambiente profissional, por exemplo, tem sempre alguém precisando de ajuda e os empregadores estão muito atentos a profissionais com perfil multitarefa e proativos. Destacam-se também aqueles que demonstram facilidade para trabalhar em equipe e tem boa comunicação e perfil inovador.

Quem perde tempo negando ou resistindo às evoluções, desperdiça oportunidades preciosas de evoluir e logo fica para trás! #ficaadica

*Por Braulio Lalau de Carvalho, CEO da Orbitall, empresa do Grupo Stefanini

Recent Posts

EXCLUSIVA: Mercado brasileiro inspira ACI Worldwide e RS2 em parceria de novo produto

A ACI Worldwide e a RS2 fizeram uma parceria para criar uma solução única para…

11 horas ago

Novo assistente de voz da Kyutai desafia líderes de mercado da IA

Em um evento realizado na última quarta-feira (03) em Paris, o laboratório de pesquisa em…

12 horas ago

Transparência da IA generativa é chave para 82% dos CEOs brasileiros

Um estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM divulgado essa semana revela que…

13 horas ago

Profissionais de TI, educação e finanças são os que mais buscam conhecimento sobre IA

Profissionais das áreas de desenvolvimento de software (12,5%), educação (8,23%) e finanças (8,17%) são os…

14 horas ago

CISOs precisam alinhar melhor riscos com diretorias, indica estudo

O cenário das ameaças cibernéticas latentes está afetando a relação entre diretores de segurança da…

15 horas ago

Setor de tecnologia lidera expectativas de contratações no Brasil no 3º trimestre

Uma pesquisa de expectativas sobre o cenário de empregos no Brasil, relativa ao terceiro trimestre…

17 horas ago