Oracle leva big data para a produção musical

Dudu Borges, produtor musical de 34 anos responsável por grandes sucessos como Ai Se Eu Te Pego, de Michel Teló, nunca imaginou usar a tecnologia para ajudá-lo na criação de músicas. Até que ele foi convidado pela Oracle para recriar um grande sucesso do cantor colombiano Maluma usando uma solução de social, analytics e big data da fabricante.

“Antes, eu não sabia como usar a tecnologia. Agora, não sei como não usar”, brincou Borges em coletiva de imprensa em São Paulo na noite desta quinta-feira (4/5) para falar do projeto. Ele disse que, até então, não buscava recursos tecnológicos do tipo simplesmente por não conhecê-los. “Quando comecei a pilotar a tecnologia da Oracle vi que tudo o que estava lá de alguma forma eu já fazia em dez anos de carreira”, comentou.

Basicamente, a tecnologia permitiu que ele olhasse para mais de 1 mil bases na internet, como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, e buscasse palavras do momento para recriar uma música de Maluma com a participação da dupla Bruninho & Davi, de acordo com os interesses e comentários do público na web. Tudo começou há cinco dias, quando ele, os cantores e a Oracle convidaram fãs a comentar por meio de hashtags, ritmos, melodias e instrumentos preferidos.

Carmela Borst, vice-presidente de Marketing da Oracle para a América Latina, listou os números obtidos a partir das interações. Segundo ela, foram mais de 36 milhões de pessoas alcançadas na América Latina, sendo 5 milhões delas falando especificamente sobre Borges. Nos primeiros dias do projeto foram processadas mais de 3 milhões de mensagens.

“Identificamos, por exemplo, que bateria, violão e piano foram os instrumentos mais citados. Sobre os ritmos musicais preferidos, em primeiro lugar apareceu o pop”, comentou, ressaltando o forte engajamento dos fãs no projeto sem antes mesmo do lançamento da música, previsto para daqui 15 dias.

Borges contou que a ferramenta o ajudou não só a mapear palavras recorrentes nas postagens dos internautas, como também o sentimento deles. “A dupla Bruninho & Davi tem baixíssima taxa de rejeição”, exemplificou até explicando o fato de eles terem sido os escolhidos para dar voz à música.

É um novo jeito de fazer música, assegurou Borges, e para ele o fato de contar com uma tecnologia para apoiar o processo de produção não inibe sua criatividade. “Ao contrário, me ajuda muito”, assegurou.

Big data sem cientista de dados
Borges comentou que o uso da ferramenta da Oracle é simples e intuitivo e, por isso, rapidamente ele iniciou os trabalhos de avaliação na rede. Questionada pelo IT Forum 365 sobre se a ferramenta habilita que qualquer pessoa use o poder do big data sem precisar ser um cientista de dados, Carmela concordou com a afirmação. “Usamos e podemos ser cientistas de dados, saindo do campo da percepção. Podemos ser todos cientistas de dados”, finalizou.

Recent Posts

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

4 horas ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

6 horas ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

6 horas ago

Chatbots de bancos e fintechs não entendem as emoções dos clientes, aponta estudo

A evolução da inteligência artificial nos serviços financeiros ainda esbarra em desafios relacionados à experiência…

7 horas ago

Motorola Solutions compra D-Fend por US$ 1,5 bilhão

A Motorola Solutions anunciou a assinatura de um acordo definitivo para adquirir a D-Fend Solutions,…

7 horas ago

Meta amplia controle para adolescentes

Nesta terça-feira (2), a Meta anunciou a expansão global de configurações de conteúdo para contas…

10 horas ago