Categories: Notícias

Óculos de realidade virtual e bengala com laser ajudam pacientes com Parkinson

A Delta Medical aplicou a realidade aumentada para desenvolver óculos de realidade virtual e uma bengala high-tech que têm como intuito ajudar pacientes com Parkinson. A empresa atua na área de neurocirurgia, neurologia, neurofisiologia e psiquiatria, e trabalha com o intuito de oferecer tratamentos que aliem tecnologia e medicina.
A primeira ferramenta é o Andador Virtual GaitAid, óculos de realidade aumentada, os quais simulam um caminho virtual que coordena e ritma a passada, desencadeando uma resposta neurológica, ajudando o paciente a andar e estabilizar seu movimento. Segundo os especialistas, a terapia feita com o uso do dispositivo pode reestruturar o cérebro para contornar as áreas danificadas pela doença de Parkinson, e outros distúrbios do movimento.
A outra solução é a bengala LaserCane, indicada também para diversos doenças neurológicas que afetam a marcha. Por meio de uma linha vermelha projetada no chão, o indivíduo pode dar passos mais longos.
“A pista visual incentiva o paciente a interromper os episódios de congelamento, aumentando, assim, o comprimento das passadas”, afirma Carolina Souza, fisioterapeuta do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de seis milhões de pessoas convivem com a síndrome em todo mundo e a prevalência da doença deve dobrar, em 20 anos, devido ao envelhecimento da população. Os dois equipamentos são comercializados no Brasil pela importadora Delta Medical.
Estudo de caso
Os benefícios das duas ferramentas já foram comprovados na prática. O advogado Jayme Cavalcanti convive com a doença há 20 anos. “Depois de duas semanas de uso do equipamento, voltei a andar melhor”, diz ele, que treina meia hora por dia, sete dias por semana.
“Facilitar o dia a dia dos pacientes é fundamental, pois estamos longe da cura definitiva”, afirma o neurocirurgião do Instituto de Psiquiatria do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP, e um dos maiores especialistas no tema, Erich Fonoff.

Recent Posts

UE ordena que Meta reabra WhatsApp a chatbots rivais

A Comissão Europeia determinou que a Meta reestabeleça o acesso de assistentes de inteligência artificial…

8 horas ago

IPO da SpaceX chega ao mercado como aposta de US$ 1,75 trilhão em IA, não em foguetes

As negociações com as ações da SpaceX têm início nesta quinta-feira, 12, em uma oferta…

9 horas ago

IA muda jornada de compra e devolve relevância aos sites de avaliação B2B, diz Forrester

A ascensão dos agentes de inteligência artificial (IA) está criando uma oportunidade para plataformas de…

10 horas ago

Prêmio Executivo de TI do Ano 2026: conheça os critérios de avaliação

Continuam abertas as inscrições para o prêmio Executivo de TI do Ano 2026. A iniciativa,…

10 horas ago

Meta cria programa de formação para técnicos de data centers em meio à expansão da infraestrutura de IA

A Meta anunciou um investimento de US$ 115 milhões para criar um programa de capacitação…

10 horas ago

Apple apresenta nova geração do Siri AI e amplia aposta em inteligência artificial na WWDC 2026

A Apple utilizou a edição de 2026 da Worldwide Developers Conference (WWDC) para apresentar uma…

11 horas ago