Notícias

Óculos de realidade virtual e aumentada substituirão TVs e smartphones?

Com a crescente aceitação da realidade virtual (VR), mais conteúdos surgindo e empresas apostando na tecnologia, o mercado começa agora a ouvir mais sobre a novidade, que apesar de ainda ser cara para o usuário final, tem tudo para se popularizar nos próximos anos.

Na visão de Hugo Swart, vice-presidente e gerente-geral para XR na Qualcomm, realidades aumentada, virtual e estendida serão o futuro. “Em breve, todos usarão óculos de VR”, sentenciou durante evento da empresa realizado nesta semana em Maui, no Havaí.

Swart vai além e arrisca dizer que óculos de VR têm potencial para substituir todas as telas, incluindo a televisão e, acredite se quiser, até seu smartphone. “A questão é quando. Pessoalmente, não acho que isso aconteça em cinco anos ou mesmo dez anos, mas realmente acredito que isso acontecerá. Essa transição é certa. Não há certo ou errado, estamos nessa transição”, assinalou.

O executivo lembrou que 2019 marcou o ano em que VR entrou de fato em cena. Segundo ele, 2017 foi o ano das demos, 2018 dos testes e agora as implementações. Para ele, o mercado de consumo seguirá muito uma linha de adoção de óculos de realidade virtual para jogos.

Já entre as empresas, sua aposta é para diferentes aplicações, entregando retorno sobre o investimento (ROI) de forma rápida. Um case emblemático, segundo ele, é do Walmart, que tem usado realidade virtual para ajudar funcionários a controlar seu inventário.

*A jornalista viajou a Maui, no Havaí, a convite da Qualcomm

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

27 minutos ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

1 hora ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

2 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

2 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

3 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

4 horas ago