O vendedor performático e o canal

Por Vladimir França*

Falar da diferença de preços entre revendas e o grande varejo já se tornou assunto  batido. Ideias de como diferenciar, com serviços, softwares e acessórios também já beiram a redundância.

No entanto, um tema bastante interessante é a participação do vendedor no processo de convencimento e garantia de venda, além da fidelização do cliente, o que chamamos  de Vendedor Performático.

É aquele personagem capaz de vender gelo para esquimó. O vendedor performático dá show no seu dia a dia, trazendo a participação das pessoas. E, para isso, entende o perfil de quem compra e tem conhecimento técnico do que vende. Sua grande missão é o desafio de conquistar aplausos, sim, pois além da venda, ele quer cativar o cliente.

O vendedor performático precisa estar apto a enfrentar desafios. Ele demanda uma plateia, clientes que o desafiem a mostrar seu grande show. Além disso, este profissional tem a missão de entender e surpreender, e aqui entra o pós-venda. O atendimento é uma arte para poucos, o profissional do futuro é o que satisfaz a expectativa e ainda faz algo a mais, o que encanta e fideliza.

Por fim, para completar o perfil do vendedor performático, é hora de pensar fora da caixa, fazer aquilo que ninguém entrega. Assim, este talentoso funcionário faz na frente de todos o que ninguém enxerga. Pensar fora da caixa não é tão complicado, a inovação pode ser simples! Ela está na forma de observar pequenos detalhes que estão à nossa frente e não valorizamos. É preciso dar atenção às pequenas atitudes e trabalhos comportamentais, estimando os mínimos detalhes.

*Vladimir França é diretor executivo da Associação Brasileira de Distribuidores de TI

Recent Posts

Amazon e Austrália investirão US$ 1,3 bilhão em infraestrutura de dados confidenciais

A Amazon e o governo australiano anunciaram uma parceria estratégica para desenvolver um avançado sistema…

34 minutos ago

X: União Europeia adverte plataforma de Elon Musk por conteúdo perigoso

A União Europeia está se preparando para emitir uma advertência formal à plataforma de mídia…

1 hora ago

Diretora da Secom defende referencial regulatório para o setor de tecnologia com IA

Os desafios trazidos pela regulamentação da inteligência artificial (IA) no Brasil podem exigir a criação…

2 horas ago

Dois casos de uso: rompendo silos de dados para alcançar visão 360º dos negócios

Equipes de TI de grandes organizações gerenciam múltiplos sistemas, incluindo plataformas CRM, sistemas de gestão…

3 horas ago

EXCLUSIVA: Mercado brasileiro inspira ACI Worldwide e RS2 em parceria de novo produto

A ACI Worldwide e a RS2 fizeram uma parceria para criar uma solução única para…

19 horas ago

Novo assistente de voz da Kyutai desafia líderes de mercado da IA

Em um evento realizado na última quarta-feira (03) em Paris, o laboratório de pesquisa em…

19 horas ago