Notícias

O que fazer quando seu PC der “tela azul”

O Windows pode ser um tanto incerto em termos de estabilidade e performance. Apesar de o sistema trazer muitos recursos que facilitam as nossas vidas, ele também é conhecido por alguns problemas de desempenho, como “travamentos” e “congelamentos”, telas azuis e outros bugs gerais. 

Pensando nisso, preparamos um guia rápido com algumas dicas sobre o que você pode fazer quando o seu PC com Windows “travar” ou “congelar”.

Verifique as atualizações do Windows

A primeira coisa a fazer é garantir que você está rodando a versão mais recente do Windows. Você pode verificar se há algum update pendente ao seguir os seguintes passos:

-Clique em Iniciar (Start) no canto inferior esquerdo da tela, e digite “Windows Update” na barra de buscas

-Abra a ferramenta Windows Update quando ela aparecer nos resultados da pesquisa; lá você poderá ver se está com a atualização mais recente

Limpe os seus arquivos temporários

A pasta de arquivos temporários costuma ficar muito cheia muito rapidamente. Por isso, é importante limpá-la regularmente, uma vez que ela pode impactar no desempenho do sistema. Aperte as teclas Windows e R e digite “Temp” na caixa de buscas que aparecer. 

Isso abrirá a pasta de arquivos temporários e te mostrará todos os arquivos dentro dela. Aperte Ctrl+A para selecionar todos os arquivos da pasta e então Delete para remover todos da máquina. 

Rode um diagnóstico de memória

Memória defeituosa é uma das causas mais comuns desses congelamentos em computadores, e felizmente o Windows possui um software embutido para verificar a integridade da mesma – e ele é simples e fácil de usar.

Aperte a Tecla Windows novamente, e pressione R. Na janela resultante, digite ‘mdsched.exe’ na caixa de buscas e aperte Enter. Você então receberá a opção de verificar imediatamente a memória (que irá reiniciar o PC) ou esperar até que você reinicie o computador naturalmente, e a verificação será realizada na próxima inicialização da máquina.

Quando a sua máquina for inicializada de novo, você verá uma tela azul (mas não a temida Tela Azul da Morte!) que te mostrará o progresso da sua avaliação de memória.

Ajuste a sua memória virtual

A memória virtual é essencialmente uma extensão da memória física do seu computador, e é parte RAM e parte uma porção do seu HD. Caso o seu PC fique sem RAM ao tentar realizar uma tarefa, o Windows vai usar essa memória virtual para armazenar arquivos temporariamente.  

É possível ajustar a quantidade de recursos que a memória virtual pode acessar ao navegar até as opções avançadas do seu sistema, onde você encontrará uma maneira para fazer isso ao seguir esses passos: 

Vá até Painel de Controle (Control Panel) > Sistema e Segurança (System and Security) > Sistema (System) e então acesse as Configurações Avançadas (Adavanced Settings). 

No painel de Performance, clique em Configurações (Settings) e vá até a aba Avançado (Advanced).

Na parte inferior do painel, você verá informações sobre a Memória Virtual (Virtual Memory). Clique no botão “modificar/alterar”, e na janela que aparecer, desmarque a opção do topo.

Na imagem acima, você pode selecionar o seu drive e então marcar “Tamanho Customizado” (“Custom Size”). Você então verá o tamanho atual da sua memória virtual na parte inferior, então aumente-a em 50% ou 100% no campo de customização e clique em Configurar (Set). Por fim, clique em Ok.

Realize uma verificação de disco

Outro problema comum é encontrar erros no seu drive. Caso você não tenha desfragmentado o disco ou realizado uma busca por erros há algum tempo, então essa pode ser uma causa provável dos “travamentos” e “congelamentos”.

Abra o Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse no drive principal (muito provavelmente o C) e depois em “propriedades” (“properties”).

Vá até a aba Ferramentas (Tools) e no painel de verificação de erros (Error-Checking), clique em “Verificar Agora…” (“Check now…”). 

A janela acima será aberta. Clique em Iniciar (Start) para começar o processo.

Você agora cobriu a maioria das suas bases e limpou o seu sistema de forma que os problemas de congelamento deverão ter sido resolvidos. Caso eles continuem mesmo após tudo isso, então pode ser que a sua máquina esteja sofrendo com algum problema mais sério.

Recent Posts

Deloitte: infraestrutura é prioridade entre investimentos em cibersegurança no Brasil

A cibersegurança está entre os principais desafios para a gestão dos negócios das empresas brasileiras.…

11 horas ago

Visa e Mastercard: de pagamentos a segurança digital

Durante o Febraban Tech 2024, o IT Forum conversou com Rodrigo Vilella, vice-presidente de serviços…

12 horas ago

Gartner: 55% das organizações já têm um conselho de IA

Uma pesquisa recente do Gartner com mais de 1.800 líderes revelou que pouco mais da…

13 horas ago

Startups de IA da China migram para Singapura em busca de expansão global

Nos últimos anos, diversas startups de inteligência artificial (IA) da China têm se mudado para…

13 horas ago

Binance Pay cresce 57% em volume de transações no 1º trimestre de 2024

A Binance, plataforma global de negociação de criptomoedas, divulgou recentemente que seu serviço de pagamento…

14 horas ago

Apenas 20% dos CFOs estão satisfeitos com investimentos feitos em TI

Apenas 20% dos principais executivos de finanças (CFOs) das corporações globais estão satisfeitos com o…

15 horas ago