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O que é liderança transformacional? Um modelo para motivar a inovação

A abordagem de liderança transformacional incentiva, inspira e motiva os funcionários a inovar e criar a mudança necessária para moldar o sucesso futuro da empresa. Isso é alcançado ao se dar o exemplo no nível executivo, por meio da autenticidade, um forte senso de cultura corporativa, propriedade [de ações] dos funcionários e independência no local de trabalho. Os líderes transformacionais são agentes de mudança nos negócios, que podem identificar tendências inovadoras e mutáveis em tecnologia e, em seguida, ajudar a organização a adotar essa mudança.

Líderes transformacionais inspiram e motivam sua força de trabalho sem microgerenciar – eles confiam em funcionários treinados para tomarem autoridade sobre as decisões em seus trabalhos designados. É um estilo de gerenciamento projetado para dar aos funcionários mais espaço para serem criativos, olhar para o futuro e encontrar novas soluções para velhos problemas. Os funcionários na trilha da liderança também estarão preparados para se tornarem líderes transformacionais por meio de orientação e treinamento.

Teoria da liderança transformacional

O conceito de liderança transformacional começou com James V. Downton, em 1973, e foi expandido por James Burns, em 1978. Em 1985, o pesquisador Bernard M. Bass expandiu ainda mais o conceito para incluir formas de medir o sucesso da liderança transformacional. Esse modelo incentiva os líderes a demonstrarem uma liderança autêntica e forte com a ideia de que os funcionários serão inspirados a seguir o exemplo.

Embora a teoria de liderança transformacional de Bass seja dos anos 70, ainda é um modelo de liderança eficaz praticado hoje – esse estilo de liderança autêntica nunca muda, apenas os ambientes em que é usado. É aplicável em todos os setores, mas é especialmente vital para o setor de tecnologia em ritmo acelerado, onde inovação e agilidade podem criar ou quebrar uma empresa.

Modelo de liderança transformacional

Quatro elementos principais definem o modelo e o estilo de liderança transformacional. Esses fatores foram desenvolvidos por Bass, em 1985, para ajudar a definir como é a liderança transformacional e como ser bem-sucedido como esse tipo de líder:

– Influência idealizada: A coisa mais importante que você pode fazer como líder transformacional é liderar pelo exemplo. Os funcionários vão olhar para você como um modelo de comportamento em todas as áreas do local de trabalho. Se você liderar com autenticidade, os funcionários perceberão esse comportamento e se sentirão inspirados a manter esse alto padrão de desempenho. Não se trata de manipular os funcionários para que trabalhem duro, trata-se de liderar pelo exemplo e influenciar positivamente os outros por meio de um compromisso de confiança, transparência e respeito.

– Estimulação intelectual: Para ajudar a criar mudanças, é importante desafiar crenças de longa data na empresa e impulsionar o status quo, incentivando a inovação, a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Líderes transformadores devem ajudar os funcionários a se sentirem à vontade para explorar novas ideias e oportunidades que possam injetar inovação na organização. Você deseja estabelecer um ambiente que dê boas-vindas ao crescimento e deixe todos empolgados com a transformação digital e outras iniciativas importantes na organização.

– Motivação inspiradora: Como líder transformacional, você precisará incentivar sua equipe a se sentir apegada e comprometida com a visão da organização. Você deseja garantir que os funcionários se sintam tão comprometidos com essas metas quanto você como líder, dando aos funcionários um forte propósito de senso, em vez de tentar motivá-los por meio do medo.

– Consideração individual: Os funcionários precisam sentir uma sensação de independência e propriedade nos objetivos gerais do negócio. Como líder transformacional, é importante entender que cada funcionário é uma pessoa única dentro da empresa e terá necessidades específicas, estilos de orientação e suas próprias contribuições para a empresa. Esses líderes adaptarão seus estilos de coaching e mentoria ao funcionário e os ajudarão a atingir metas dentro e fora da organização.

Características da liderança transformacional

As empresas querem líderes transformacionais que demonstrem uma “presença executiva”, de acordo com David E. Ulicne, Diretor Sênior de Educação Executiva da Heinz College of Information Systems and Public Policy, da Carnegie Mellon University.

“O atributo mais importante para o sucesso do CIO seria sua capacidade de articular sua visão e obter o apoio das principais partes interessadas”. É uma habilidade que requer prática, e você precisará “construir suas habilidades de contar histórias” apresentando-se em conferências e simpósios e até gravando a si mesmo fazendo discursos e pedindo “feedback construtivo” à sua equipe de relações públicas ou mídia.

De acordo com o modelo de Bass, os líderes transformacionais se diferenciam de outros tipos de líderes fazendo o seguinte:

– Incentivando a motivação e o desenvolvimento positivo dos seguidores
– Exemplificando os padrões morais dentro da organização e incentivando o mesmo dos outros
– Promovendo um ambiente de trabalho ético com valores, prioridades e padrões claros
– Construindo a cultura da empresa, incentivando os funcionários a passar de uma atitude de interesse próprio para uma mentalidade em que estão trabalhando para o bem comum
– Mantendo uma ênfase na autenticidade, cooperação e comunicação aberta
– Fornecendo coaching e mentoring, mas permitindo que os funcionários tomem decisões e se responsabilizem pelas tarefas

Exemplos de liderança transformacional

A Harvard Business Review analisou empresas na lista S&P e Fortune Global 500 para descobrir os melhores exemplos de liderança transformacional. Esses negócios foram julgados em “novos produtos, serviços e modelos de negócios; reposicionamento do seu core business; e desempenho financeiro”.

– Jeff Bezos, Amazon: Harvard Business Review atribui o status de “insider, outsider” de Bezos como parte do que o torna um grande líder transformacional. Como alguém que saltou do mundo das finanças, ele trouxe uma nova perspectiva para o comércio eletrônico através de anos de experiência em um setor diferente.
– Reed Hastings, Netflix: Hastings empatou em primeiro ao lado de Bezos e por razões semelhantes. Vindo da indústria de software, ele não estava enraizado em processos e procedimentos pré-estabelecidos na indústria da televisão.
– Jeff Boyd e Glenn Fogel, Priceline: Boyd e Fogel reinventaram as reservas de viagens cobrando taxas de comissão mais baixas nas reservas, mas focando em nichos de mercado menores (pousadas, B&Bs e apartamentos), eventualmente gerando o Booking.com.
– Steve Jobs e Tim Cook, Apple: A HBR aponta a Apple como um exemplo de “transformação dupla”: Jobs inovou em produtos originais da Microsoft ao mesmo tempo em que construiu um ecossistema de software. Cook ampliou a visão de Jobs, mantendo o foco em inovação, software e fidelidade à marca.
– Mark Bertolini, Aetna: Bertolini é conhecido por sua abordagem realista de gestão no setor de saúde. Ele diz que seu objetivo é construir estratégias em torno de uma visão realista do futuro.
– Kent Thiry, DaVita: Thiry conseguiu transformar uma empresa falida em um negócio próspero por meio de valores fundamentais que incluíam “excelência de serviço, trabalho em equipe, responsabilidade e diversão”, de acordo com a Harvard Business Review.
– Satya Nadella, Microsoft: Nadella começou na Microsoft, em 1992, e subiu na escada corporativa, eventualmente executando os esforços de computação em nuvem da empresa, o que lhe rendeu o cargo executivo.
– Emmanuel Faber, Danone: Faber começou como arquiteto da Danone e ganhou o cargo de CEO depois de ajudar a desenvolver a visão da empresa, a transformá-la em uma empresa sustentável de saúde e nutrição.
– Heinrich Hiesinger, ThyssenKrupp: Hiesinger tornou-se CEO da ThyssenKrupp em 2011 e ajudou a aliviar a pressão dos concorrentes asiáticos no mercado siderúrgico, adotando novas formas de fabricação, incluindo impressão 3D – “novas áreas de crescimento” que agora representam 47% das vendas do negócio.

Liderança transformacional em TI

Embora o conceito de liderança transformacional possa ser aplicado a todos os setores – incluindo saúde, educação e agências governamentais – é cada vez mais importante em TI, conforme as empresas adotam a transformação digital. Adaptar-se à tecnologia em rápida mudança requer inovação e liderança forte para ficar à frente da curva e permanecer competitivo.

Como líderes em TI, os CIOs são responsáveis por dar o exemplo como líderes transformadores – especialmente considerando que são os grandes responsáveis pela transformação digital da organização. O Gartner relata que 40% dos CIOs são líderes de transformação digital em sua organização, enquanto 34% dizem que são responsáveis pela inovação. Inspirar e motivar os funcionários é um aspecto importante do sucesso da transformação digital, pois todos devem comprar e abraçar o crescimento e a mudança.

A transformação digital tornou-se uma prioridade ainda maior desde que a pandemia da Covid-19 mudou a maneira como as empresas operam em todos os setores. De acordo com o “Digital Leadership Report 2021”, do Harvey Nash Group, a pandemia desencadeou um “tempo de mudanças e transformação sem precedentes do digital na maioria das organizações”. Embora essa mudança digital tenha começado anos atrás, a pandemia a acelerou por meio de um aumento na demanda por trabalho remoto e mudanças significativas nas cadeias de suprimentos e no comportamento dos clientes.

Em 2021, 50% dos líderes digitais disseram esperar mudanças grandes ou radicais em produtos e serviços, 47% planejavam desbloquear novo valor por meio do digital, 43% foram encarregados de apoiar a inovação e 48% tinham expectativas de transformar e digitalizar a empresa, segundo dados do Harvey Nash Group.

Embora certamente haja uma necessidade crescente de ficar de olho no futuro, nem todas as partes da TI – seja segurança, novas tecnologias ou plataformas em mudança – se beneficiarão da liderança transformacional. Alguns processos, procedimentos e projetos de desenvolvimento exigem mais estrutura, consistência e confiabilidade; isso é chamado de liderança transacional.

Liderança transacional versus liderança transformacional

A liderança transacional é exatamente o oposto da liderança transformacional – ela se baseia na motivação dos funcionários por meio de recompensas e punições. Requer supervisão, vigilância, organização e monitoramento de desempenho. Esse modelo de liderança não tenta inovar. Em vez disso, está enraizado em manter as coisas consistentes e previsíveis ao longo do tempo. Erros e falhas são investigados de perto, e o objetivo geral é criar procedimentos de rotina eficientes.

Esse estilo é mais adequado para departamentos ou organizações que exigem rotina e estrutura – áreas em que as empresas desejam reduzir o caos ou a ineficiência. Mas não permite inovação ou planejamento futuro da mesma forma que a liderança transformacional.

A liderança transformacional, por outro lado, dá suporte a ambientes ágeis, especialmente onde o fracasso acarreta menos risco. Você deseja que o desenvolvimento e a manutenção de um produto atual permaneçam consistentes e livres de erros, mas não quer que isso atrapalhe o progresso e o crescimento de futuras atualizações e melhorias.

A liderança transacional cuida da criação de um processo de desenvolvimento consistente, enquanto a liderança transformacional deixa as pessoas livres para apresentar novas ideias e olhar para o futuro de produtos, serviços e ideias.

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