O número de startups de varejo no Brasil cresceu 17,85% em 2022, se comparado ao ano anterior. Esse resultado se deve à adesão crescente dos brasileiros ao comércio online, impulsionado pelo hábito sedimentado durante a pandemia de COVID-19. É o que revela um levantamento recente feito pela Liga Ventures e pela PwC Brasil.
Para realizar o estudo, foi utilizada a ferramenta Startup Scanner e analisadas 373 startups ativas do setor. Do total avaliado, 69% têm como público outras empresas, ou seja, operam no B2B. Quanto à origem dos negócios, o estado de São Paulo aparece com maior expressão, 52%, seguido por Santa Catarina, 10%, e Rio de Janeiro, 8%.
“Nossa mais recente pesquisa de consumo, a Global Consumer Insights Survey, mostra que 70% dos brasileiros aumentaram as compras online durante a pandemia e 55% devem aumentar ainda mais neste segundo semestre. Esse empoderamento tecnológico alerta as varejistas quanto à necessidade de aprimorar a experiência do cliente com investimentos em omnichannel e personalização”, afirma a sócia da PwC Brasil, Luciana Medeiros, em comunicado.
Leia também: BRQ Digital Solutions anuncia sua primeira startup investida
Segundo o levantamento, a maior parte das startups de varejo oferece soluções de comunicação e relacionamento com o cliente (são 10,2% delas) no Brasil. As outras seis categorias analisadas com maior representatividade no estudo são: criação/personalização de e-commerce (7,8%); gerenciamento de loja (6,7%); meios de pagamento (6,2%); análise de dados (5,6%); gestão de estoques (5,1%) e experiência do cliente (4,3%).
Entre as categorias que apresentaram maior crescimento de 2017 para cá destacam-se criação e personalização de e-commerce, gestão de estoque, e experiência do cliente. “Porém, ainda que registremos o aumento da quantidade de startups de varejo, desde 2017 temos percebido retração no número de novos negócios. Das empresas ativas analisadas pelo estudo, 15% foram criadas em 2017, 11% em 2018, 8% em 2019, 5% em 2020, 3% em 2021 e 1% em 2022, o que pode nos revelar que o mercado caminha para uma possível consolidação”, comenta o especialista em varejo da Liga Ventures, Diego Sanches.
M&A e impacto
O levantamento também analisou as transações de fusão e aquisição registradas em 2021 e 2022. Durante esse período, 15 startups foram adquiridas com 13 empresas como compradoras. No total, foram 53 transações observadas, que movimentaram US$1,47 bilhões no período.
Além de contribuir para a economia em volume de transações de compra e fusão, o setor de startups de varejo tem apoiado na geração de empregos. Pelo levantamento feito pela Liga Ventures e PwC Brasil, entre 2021 e 2022, as empresas ativas analisadas registraram aumento médio de 37% na força de trabalho, foram 5.115 novas vagas abertas.
A cibersegurança está entre os principais desafios para a gestão dos negócios das empresas brasileiras.…
Durante o Febraban Tech 2024, o IT Forum conversou com Rodrigo Vilella, vice-presidente de serviços…
Uma pesquisa recente do Gartner com mais de 1.800 líderes revelou que pouco mais da…
Nos últimos anos, diversas startups de inteligência artificial (IA) da China têm se mudado para…
A Binance, plataforma global de negociação de criptomoedas, divulgou recentemente que seu serviço de pagamento…
Apenas 20% dos principais executivos de finanças (CFOs) das corporações globais estão satisfeitos com o…